Pavimentações no Montalvão concluídas

A conclusão das pavimentações permitiu reabrir à circulação automóvel as ruas abrangidas na operação urbanística de larga escala que a Câmara Municipal de Setúbal está a realizar na zona do Montalvão, incluindo os dois sentidos de trânsito na Rua dos Arcos.

Depois de terem terminado os trabalhos de repavimentação nas ruas Jorge de Sousa, Oliveira Martins e Fernando Santos, bem como na nova rotunda na confluência das ruas Jorge de Sousa, Oliveira Martins e dos Arcos, para a obra ficar concluída ficam apenas a faltar elevar algumas tampas de esgoto para a cota da via e pintar a sinalização horizontal no asfalto, previstas para o início de março.

Com esta operação de requalificação, a zona nascente do Montalvão vê reforçada a qualidade de vida, com um novo desenho urbanístico, a modernização das redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água e mais soluções de estacionamento e de mobilidade.

Uma das novidades é a abertura dos dois sentidos de circulação entre a Rua dos Arcos e a Rotunda do Tratado de Roma, o que permite a ligação entre a Baixa e a movimentada Avenida da Europa.

Para concretizar esta ação, que melhora as condições de segurança e circulação urbana, a autarquia alargou um troço da Rua dos Arcos com cerca de 100 metros lineares compreendido entre a Ribeira da Figueira e a Quinta da Pontinha, o que contemplou ainda a criação de mais um percurso de ciclovia, de novos passeios e de uma bolsa de estacionamento automóvel.

Para garantir a fluidez de trânsito, foi construída uma rotunda na zona de confluência com as ruas Oliveira Martins e Jorge de Sousa.

A requalificação urbana da zona, que incidiu principalmente nas ruas dos Arcos e Jorge de Sousa, iniciou-se no subsolo, com a modernização das redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água.

A nível de saneamento, foi construída uma nova rede de coletores separativa, ou seja, uma para águas residuais domésticas e outra para águas residuais pluviais, o que se traduz numa melhoria a nível ambiental.

O sistema de drenagem de águas pluviais nestes arruamentos também foi beneficiado, com a instalação de uma nova rede de coletores dedicada, incluindo sumidouros, para aumentar o escoamento de superfície.

A infraestrutura de abastecimento de água foi intervencionada, o que se traduz na melhoria do serviço prestado à população, tendo sido instalados pontos de hidrantes de incêndio e executados novos ramais de abastecimento.

À superfície, a renovação do desenho urbanístico conferiu novas soluções de mobilidade e de usufruto do espaço público, com destaque para zonas pedonais mais amplas e confortáveis, incluindo o reforço da estrutura verde, assim como para a execução de mais um troço de ciclovia entre a Avenida 22 de Dezembro e o Jardim da Algodeia, na zona nascente da Rua dos Arcos.

Há novos pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos, com contentores semienterrados, pilaretes para evitar o estacionamento abusivo e desordenado e mais bolsas de estacionamento automóvel ao longo da Rua dos Arcos, com lugares definidos em formato misto, longitudinal e transversal, incluindo espaços exclusivos para automobilistas com mobilidade reduzida, dotados de rampas de acesso aos passeios.