Projeto educativo Kids Dive regressou a Setúbal

O projeto educativo Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, regressou este ano a Setúbal com a dinamização de workshops e batismos de mergulho para a comunidade escolar.

O projeto de âmbito nacional, para crianças e jovens dos 8 aos 17 anos, é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, que financiou as atividades.

Nesta edição, o Kids Dive regressou para proporcionar, a 9 de março, um conjunto de atividades para sessenta alunos dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Sebastião da Gama, os quais integram o programa Escola Azul, de desenvolvimento da literacia dos oceanos em crianças e jovens.

No Pavilhão Antoine Velge, a biodiversidade marinha esteve em foco num dos workshops dinamizado pelo Jardim Zoológico de Lisboa, enquanto a problemática do plástico nos oceanos foi tema de sensibilização numa outra oficina conduzida pela APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

Além destas atividades, o Kids Dive proporcionou, no mesmo dia, no complexo de Piscinas das Palmeiras, batismos de mergulho, nos quais os participantes tiveram oportunidade de contactar com esta experiência e descobrir o fundo da piscina em várias atividades pedagógicas.

O programa do Kids Dive, que já proporcionou, a 28 de fevereiro, uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, tem ainda programada uma saída de campo à zona de Alpertuche, na Arrábida, a 31 de março, para alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do parque marinho.

O Kids Dive, que fomenta a literacia sobre os oceanos, procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa, culmina, em Setúbal, com um encontro a 24 de maio no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.