Património local enriquecido com reabertura do Convento de Jesus

O Convento de Jesus voltou a abrir portas ao público, este domingo, após uma intervenção profunda de restauro e renovação do monumento nacional quinhentista, que integra o Museu de Setúbal. A reabertura foi assinalada a 10 de outubro através de um programa cultural de dois dias.

A requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus abrangeu a zona envolvente, com obras de rearranjo no Bairro do Montalvão. Segundo a autarquia da cidade, o projeto assinado pelo arquiteto Carrilho da Graça, "inclui três fases de intervenção, representando um investimento global de quase oito milhões e 750 mil euros, do qual a Câmara Municipal assume metade do valor".

Por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal foi realizada a reabilitação de parte significativa do Convento de Jesus, composta por duas fases, estando já projetada a terceira e última fase. A primeira intervenção do projeto foi concluída em 2015 e teve como foco a recuperação estrutural do convento e a construção de um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal.

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, na segunda fase do projeto, agora assinalada, "foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias".

A par das melhorias associadas à iluminação e eficiência energética do edifício, a intervenção incluiu também a requalificação do espaço exterior do Largo de Jesus, espaço público que conta agora com amplas zonas de relva e árvores, "após uma intervenção que incluiu a recuperação e relocalização para a posição original do cruzeiro ali instalado".

A União das Freguesias de Setúbal (UFS) congratula-se com esta ação municipal de maior importância para a cultura da cidade e do país, dignificando o Convento de Jesus, reconhecido monumento nacional desde 1910, que enriquece o património de Setúbal e, particularmente, do território da UFS.

O Museu de Setúbal/Convento de Jesus encontra-se aberto ao público e a funcionar, até 31 de maio, no horário de Inverno, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, e ao domingo, das 15h00 às 19h00.

Imagens © Câmara Municipal de Setúbal