Ontem, dia 25 de Abril, diversas associações culturais, recreativas e desportivas assinalaram a Revolução dos Cravos com atividades diversas, reafirmando o seu papel enquanto espaços de liberdade e fruição cultural. Em várias sedes, houve almoços, música, karaoke, atividades desportivas e muito mais, sempre com a memória viva do dia que mudou a história de Portugal.
A Revolução dos Cravos de 1974 foi um marco fundamental para o fortalecimento do Movimento Associativo em Portugal. Com o fim da ditadura, abriu-se caminho à liberdade de associação, expressão e reunião, possibilitando o nascimento e desenvolvimento de milhares de coletividades por todo o país. As associações passaram a ser instrumentos de dinamização social e cultural, dando voz às populações e promovendo a cidadania ativa.
A União das Freguesias de Setúbal fez questão de se associar às comemorações deste 25 de Abril, celebrando a data junto das associações da freguesia. O apoio institucional e a presença nas iniciativas reforçaram a importância de continuar a defender os valores de Abril, valorizando o papel de todos os voluntários e dirigentes associativos que mantém vivas as ações de proximidade através do trabalho associativo.