União das Freguesias une Juventude pela Paz

A União das Freguesias de Setúbal promoveu, na última sexta-feira, um encontro cultural que reuniu diversas organizações juvenis e jovens artistas em prol da Paz. O evento, realizado no Largo da Ribeira Velha, foi marcado por apresentações artísticas e intervenções que frisaram a importância da paz para o desenvolvimento social e o acesso a direitos fundamentais.

A iniciativa, que contou com a participação de mais de uma centena de pessoas, teve início com a atuação do projeto "Sem Indiferenças", grupo de batuques da APPACDM seguido do grupo de capoeira Água de Beber e da atuação da solista Mariana Chaves, da Companhia de Ópera de Setúbal, que encantou a todos com sua voz.

Durante sua intervenção, Vasco Martins, representante do Projeto Ruído, enfatizou a relevância da paz mundial para o progresso social, a justiça e o acesso universal a direitos básicos, como habitação e educação. Durante a sua intervenção destacou ainda a necessidade de unir esforços para a construção de uma sociedade mais pacífica e igualitária.

O evento prosseguiu com as performances das artistas setubalenses Sofia Viegas e Marta Reis. A tuna académica SemperT'unos também marcou presença, numa animada atuação.

A ACNI - Associação Cultural Novas Ideias, contribuiu para o encontro com a participação de diversos artistas emergentes, como Lfresh, the name is César, Sérgio Jesus e String, que trouxeram suas diferentes expressões artísticas para enriquecer o evento e promover a diversidade cultural.

Destaca-se também a presença do Conselho Português pela Paz e Cooperação, que trouxe sua importante contribuição para a reflexão sobre a paz para o progresso social.

Ao promover este evento, a União das Freguesias de Setúbal entende que a Juventude, com a sua generosidade e capacidade criadora e mobilizadora, é um segmento da população determinante para a defesa dos valores da Paz e para a construção de uma sociedade tolerante e inclusiva.