Inauguração da exposição "Se eu fosse Presidente por um dia..."

Dia 17 de janeiro, foi inaugurada a exposição "Se eu fosse Presidente por um dia..." na Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais, resultante do projeto "CulturalMente Falando", promovido pela APPACDM de Setúbal.

Este projeto envolveu entidades parceiras que contribuíram para o sucesso da sua intervenção, nomeadamente a União de Freguesias de Setúbal, o Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage e a Fundação Escola Profissional de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal.

A exposição tem como propósito a sensibilização da comunidade para o processo de cidadania. A turma do 3º ano da EB Stª Maria da Graça foi envolvida num processo de aprendizagem que começou por dar a conhecer às crianças o concelho no qual residem, o papel importante que cada cidadão deve assumir em função da comunidade e o papel importante desempenhado pelo poder local encabeçado pela figura do Presidente da Câmara.

Os alunos da turma foram envolvidos em sessões promovidas pelo projeto para dar a conhecer a história do Concelho, características geográficas e culturais. Os alunos em colaboração com as suas famílias puderam preparar um guião com perguntas a serem colocadas ao Presidente da Câmara de Setúbal, de modo a ficarem a compreender melhor o papel do Presidente e os desafios que se colocam a cada dia, no desempenho dessa função.

A turma foi envolvida na produção artística de expressão plástica, podendo cada criança através do desenho dar a conhecer a sua ideia para o Concelho, "se fosse Presidente por um dia". Destacamos ainda o envolvimento da FEPSET na produção audiovisual de um vídeo onde cada criança vai dar a conhecer a sua ideia. O vídeo será partilhado na inauguração da exposição.