Autarquia requalifica instalações da Academia de Dança Contemporânea

A Câmara Municipal está a desenvolver esforços para disponibilizar um espaço definitivo para a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal nos próximos três anos, garantiu esta manhã o presidente André Martins numa visita às instalações da escola.

“Estamos à procura da melhor solução para encontrar um espaço definitivo para a escola e que tenha as dimensões e as características necessárias para o desenvolvimento das atividades”, adiantou o autarca no decorrer de uma visita às atuais instalações da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, localizadas na Escola Profissional de Setúbal. “Não é fácil, mas o nosso compromisso é que vamos resolver esta situação nos próximos três anos.”

A instituição, a celebrar quarenta anos de atividade no dia 19 de outubro, funciona em instalações criadas pela Câmara Municipal no campus da Escola Profissional de Setúbal. Face às limitações da Academia de Dança, a autarquia decidiu avançar com um conjunto de intervenções de qualificação do espaço e ampliação das instalações, de forma a melhorar as condições para o desenvolvimento das atividades da escola nos próximos três anos.

“É uma solução provisória que nos dá algum tempo para encontrarmos instalações definitivas que sirvam os propósitos da Academia.”

O objetivo da instituição, explica a diretora, Iolanda Rodrigues, é a deslocalização para uma zona mais central da cidade, de mais fácil acesso, e para um edifício com mais espaço e condições para o desenvolvimento da atividade.

“Precisamos de um espaço central que permita atrair mais alunos e abrir mais cursos.”

Na visita às instalações da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, o autarca inteirou-se, igualmente, do ponto das intervenções que o município está a executar, as quais incluem pinturas, pequenas reparações, substituição de luminárias, limpeza da cobertura e decoração.

O projeto inclui o alargamento do espaço de trabalho da instituição, com a instalação de um novo contentor monobloco com uma área de 300m2, o que permite criar mais dois estúdios de dança, a juntar aos atuais três, assim como novos camarins, balneários e sala de arrumos.

A presidente da Direção, Iolanda Rodrigues, demais dirigentes, professores e os membros da Associação de Pais que acompanharam a visita do presidente André Martins confessaram que sentem “uma grande vontade da Câmara Municipal em resolver o problema”, o que é “muito importante” para a continuidade do trabalho da Academia de “servir cada vez melhor a cidade”.

Fundada a 19 de outubro de 1982, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal foi a primeira escola do país com um modelo de ensino articulado e vocacional.

A escola disponibiliza Cursos de Formação de Bailarinos, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, Classes de iniciação ao Movimento, para crianças dos 3 anos 10 anos de idade, e Cursos Livres, para crianças e jovens dos 10 aos 14 anos e para jovens e adultos a partir dos 15 anos.

A instituição desenvolve ainda o projeto da Pequena Companhia, estrutura similar a uma companhia de dança profissional, constituída por alunos a partir do 9.º ano.