No dia 11 de dezembro, o Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal recebeu os alunos do 2.º ano do curso de Animação Sociocultural do IPS. O grupo interagiu com a Oficina “Gestos de Amor”, uma oficina idealizada pelas utentes, que procurou aproximar quem aprende das pessoas que dão corpo ao trabalho comunitário.
A tarde começou com apresentações individuais. Os estudantes mostraram trabalhos e propostas e as utentes presentes partilharam também um pouco da sua atividade, revelando ligações entre percursos, memórias e modos de estar.
Seguiu-se uma dinâmica de grupo. As perguntas “Quem gosta de passear?”, “Quem gosta de ouvir música?”, “Quem gosta de cozinhar?”, “Quem gosta de ler?” deram o mote para a partilha e, a cada resposta afirmativa, cada participante deslocava-se para o centro do círculo. O gesto repetiu-se várias vezes preenchendo o espaço e mostrando afinidades que não se adivinham numa primeira abordagem.
A União das Freguesias de Setúbal agradece à Escola Superior de Educação o interesse que tem vindo a demonstrar pelo Centro Comunitário e o contributo que vem sublinhar o potencial desta oficina dedicada à partilha, ao trabalho comunitário e à atividade sénior em prol da comunidade.










