A União das Freguesias de Setúbal (UFS), em estreita colaboração com os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do território, promoveu 17 oficinas “Bolas de sementes – educar para a floresta a biodiversidade”, envolvendo cerca de 400 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.
Nestas ações - que decorreram entre 7 de março e 4 de abril – foi abordada a importância da preservação da natureza e da biodiversidade, incentivando os participantes a adotar comportamentos mais sustentáveis. Além disso, a criação das bolas de sementes permitiu um contacto direto com o ciclo de vida das plantas, proporcionando uma experiência única e enriquecedora, por um futuro mais verde e consciente. É de destacar a alegria, entusiasmo e empenho com que todos participaram nestas iniciativas.
A UFS termina, assim, mais um ciclo de investimento em educação para o ambiente e sustentabilidade. Os ateliers, que se realizaram nas escolas pelo segundo ano consecutivo, vieram reforçar a importância de envolver professores e alunos em ações de educação ambiental, em prol da preservação das árvores e das florestas como elementos fulcrais no equilíbrio ecológico e na qualidade de vida dos cidadãos.
As oficinas integram as celebrações do Dia Mundial da Árvore/Dia Internacional da Floresta, que se assinala a 21 de março, e estão alinhadas com os ODS 4 (educação de qualidade), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), ODS 13 (ação climática) e ODS 15 (proteger a vida terrestre).










