Festa do Mar vendeu uma tonelada de ostras

A primeira edição da Festa do Mar, com uma oferta de produtos exclusivamente da região, terminou este domingo no Largo José Afonso, em Setúbal, com um balanço de cerca de quatro mil visitantes e uma tonelada de ostras vendidas.

O evento organizado desde quarta-feira pela Câmara Municipal de Setúbal, que teve sexta-feira e sábado como os dias mais fortes em termos de público, resultou numa manifestação de grande apetência pelas ostras de Setúbal, que estiveram representadas pelos produtores Découverte, Exporsado, Neptun Pearl e Ostra Ribeiro.

Dos cerca de quatro mil visitantes, à volta de 50 por cento eram locais, 40 por cento eram cidadãos nacionais de fora de Setúbal – havendo pessoas provenientes de Cascais, Lisboa, Oeiras, Coimbra e um grupo de Trás-os-Montes – e 10 por cento eram estrangeiros, principalmente espanhóis, embora também tivessem sido referenciados franceses e norte-americanos.

O público deslocou-se ao Largo José Afonso especialmente para comer ostras, mas também aproveitou as outras propostas gastronómicas, o artesanato e a oferta musical, tendo os produtores e os músicos interagido com os visitantes para explicarem o seu trabalho.

A Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal, certame inserido na estratégia municipal de promoção gastronómica e turística do concelho, contou com a participação de quatro produtores locais de ostras e com um espaço de pratos de marisco adquirido na cidade.

As ostras ao natural, com topping ou cozinhadas foram as sugestões apresentadas por Découverte, Exporsado, Neptun Pearl e Ostra Ribeiro, em quatro menus com vários preços.

Além de ostras, a oferta do evento gastronómico, organizado com os apoios da Vertentitinerante Lda e da União das Freguesias de Setúbal, incluiu gambas à la guilho e cozidas, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta, tendo todo o marisco sido adquirido localmente, nas empresas Martroia, Sabor da Maré e Veramar.

O vinho da região foi uma das escolhas para acompanhar a comida, com a Quinta de Catralvos, marca anfitriã do evento, a apresentar uma seleção que ia do frisante aos vinhos brancos e rosés para a perfeita harmonização com os sabores do mar, enquanto um balcão do Bar Tody’s complementava a oferta de bebidas, com gins e cocktails, entre outras propostas.

O evento contou com um conjunto de atividades paralelas, como workshops, uma palestra sobre a qualidade das ostras do rio Sado, animação musical, divertimentos para os mais novos e venda de artesanato e de doçaria regional.

No recinto da Festa do Mar, no Largo José Afonso, um conjunto de workshops conduzidos pela Exporsado e pela Ostra Ribeiro deu a conhecer técnicas de abertura de ostras e a Exporsado dinamizou um live cooking com a confeção ao vivo de tempura de ostras.

Insufláveis para crianças e espetáculos de combo jazz garantiram a animação na Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal, à qual a doçaria regional e o artesanato também se associaram, com a “Cegas Tradições” a apresentar propostas como as “Ostras Doces”, confecionadas com laranja de Setúbal, e a “Pedaços de Mar” a disponibilizar uma oferta de peças únicas feitas à base de materiais reciclados provenientes do mar.