Círio de Nossa Senhora do Rosário de Troia com barcos engalanados

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia terminam com o momento mais esperado do programa, com a realização do círio fluvial, a 15 de agosto, em que participam dezenas de embarcações engalanadas entre a Caldeira e Setúbal.

As tradicionais festas da comunidade piscatória, que decorrem entre 10 e 15 de agosto, com organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, retomam o programa habitual depois de dois anos de condicionamentos devido à pandemia.

Os três primeiros dias das festividades são preenchidos com a realização do tríduo em honra da padroeira, sempre a partir das 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

No dia 13 de agosto, sábado, às 08h00 é dada a alvorada em Setúbal e, às 15h00, realiza-se uma missa por alma dos marítimos falecidos na Igreja de São Sebastião, local de onde, às 15h50, sai a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.

Já com os festejos concentrados na zona da Caldeira, em Troia, o quarto dia do programa fica completo com uma procissão de velas pela praia, às 21h30, e um baile com o grupo Contraponto, às 22h00.

A 14, às 08h00, é dada a alvorada em Troia e durante a manhã, com início às 10h30, realiza-se uma missa, seguida de procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga.

Às 16h00, têm início os divertimentos na praia e uma hora depois começa o concurso de barcos engalanados.

O programa noturno conta com um baile animado pelo cantor João Carlos, a partir das às 22h00, e com fogo de artifício à meia-noite.

O feriado de 15 de agosto começa com uma missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, às 10h00, seguida de divertimentos na praia, a partir das 11h00, e da distribuição dos prémios do concurso de barcos engalanados, marcada para as 11h30.

O círio fluvial, que transporta de volta para Setúbal a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, parte da Caldeira às 17h45.