Os 250 anos do nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage foram assinalados esta terça-feira. O dia 15 de setembro contou com um vasto programa de comemorações, iniciado com o hastear da bandeira da cidade e a deposição de flores junto da estátua de Bocage.
Os Paços do Concelho receberam uma Sessão Solene evocativa do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho durante a manhã. Os trabalhadores municipais aposentados receberam uma homenagem da Câmara Municipal, tendo sido de seguida realizada uma cerimónia de entrega de medalhas honoríficas, terminando com um momento musical pelo Coral Infantil de Setúbal.
O programa foi retomado à tarde com a inauguração da rotunda da Praça Vitória Futebol Clube, em homenagem ao antigo jogador Jacinto João. O momento que reuniu várias pessoas naquela zona da cidade contou também com a apresentação das restantes rotundas recentemente construídas na União das Freguesias de Setúbal, nomeadamente as avenidas de Europa, dos Ciprestes, Alexandre Herculano e República da Guiné-Bissau.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a Sessão Solene de abertura das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal Maria das Dores Meira, acompanhada na mesa pelo secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, e por Daniel Pires, investigador do Centro de Estudos Bocageanos (CEB) e membro da comissão científica do programa de comemorações.
Na Casa da Cultura, a partir das 17h00, o professor Daniel Pires apresentou o livro de sua autoria "Bocage - A Imagem e o Verbo". A iconografia bocageana foi comentada pelo investigador numa sessão que contou com a presença do historiador Álvaro Arranja, do CEB, e do vereador da Câmara Municipal Pedro Pina.
O programa prosseguiu no Largo da Fonte Nova, em pleno Bairro de Troino, com a inauguração da mercearia Confiança do Troino, reaberta com o objetivo de reavivar a memória do comércio local em Setúbal.
O projeto resulta de uma parceria entre a autarquia e o proprietário da antiga Mercearia Confiança de Troino, em funcionamento num regime de cogestão entre a Câmara Municipal e o proprietário Eduardo Silva. O espaço foi recuperado e preparado para servir como ponto de informação e divulgação turística de Setúbal e dos produtos locais.
A LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão deu a conhecer esta terça-feira os vencedores do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Nesta edição de 2015, a LASA premiou João Carlos Costa da Cruz, na categoria "Poesia", com o trabalho "Na luz das janelas pestanejam as sombras". António Alberto Sancho Trabulo recebeu a distinção na categoria de "Ensaio" com o trabalho "Bocage no Oriente". Este ano, o prémio revelação foi entregue a João Diogo Pereira Barreira, com a obra "Pentapétalo".
A noite foi encerrada com o concerto da Orquestra do Norte que, devido às condições meteorológicas, realizou-se no Fórum Municipal Luísa Todi, ao invés da Praça de Bocage, local inicialmente definido para receber o concerto inaugural das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage. O espetáculo dirigido pelo maestro José Ferreira Lobo contou com a participação dos solistas Cristiana Oliveira, Liliana de Sousa e Rui Silva.