No passado sábado, dia 3 de janeiro, teve lugar na igreja do Convento de Jesus o concerto inaugural da terceira edição do Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal, pelo Coro Setúbal Voz. O festival, de âmbito nacional, é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e conta com a direção artística da Associação Setúbal Voz.
O concerto foi dirigido pelo maestro João Merino e contou com a colaboração da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, numa articulação entre canto e expressão corporal.
A União das Freguesias de Setúbal marcou presença no evento, representada pelo seu presidente, Nuno Cruz, sublinhando o apoio da junta de freguesia a esta estrutura associativa desde a sua fundação.
A sessão contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, acompanhada pela vice-presidente Maria do Carmo Tiago e pela vereadora Ana Carvalho, bem como do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Bruno Frazão, acompanhado por Cláudia Bravo, membro do executivo.
O Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal prossegue até ao dia 11 de janeiro, com uma programação diversificada dirigida a vários públicos:
Homenagem a Luísa Todi
9 de janeiro | 11h | Glorieta Luísa Todi
Espetáculo Nascimento, Vida e Morte de Luísa Todi, com deposição de flores em honra da cantora setubalense.
Escola de Amantes – Così fan tutte
10 de janeiro | 21h | Fórum Municipal Luísa Todi
Estreia da versão em português da ópera de Mozart, pela Companhia de Ópera de Setúbal.
Ópera para Bebés – Os Xúbis
11 de janeiro | 11h | Rooftop do Fórum
Experiência sensorial e musical dirigida à primeira infância.
Carmen, o Musical – Ateliê de Musicais para Jovens
11 de janeiro | 17h | Fórum Municipal Luísa Todi
Adaptação do clássico, interpretada por jovens talentos.
Com esta terceira edição, o festival reafirma-se como um projeto cultural estruturante na área do canto lírico, reforçando a ligação entre Setúbal, a sua herança musical e a formação de novos públicos.










