A presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, marcou presença, no passado sábado, nas comemorações do 472.º aniversário da Freguesia de São Sebastião.
Fátima Silveirinha conversou com o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís de Matos, sublinhando a importância da colaboração entre freguesias na gestão e dinamização do território. A Junta de Freguesia de São Sebastião representa um parceiro indispensável para a União das Freguesias de Setúbal, tanto na limpeza e manutenção da cidade como na organização de diversas atividades, entre as quais a Mostra das Tradições Marítimas e, mais recentemente, a Caminhada e Almoço do Dia Internacional da Mulher.
Num panorama concelhio cuja descentralização de competências se destacou como uma das mais relevantes do país, as Freguesias têm demonstrado uma grande capacidade de articulação e evidenciado as vantagens do trabalho conjunto.
A Freguesia de São Sebastião possui uma forte identidade territorial alicerçada num património histórico rico e numa população diversificada. Com mais de 52 mil habitantes, é a sexta maior freguesia do país, viu nascer Bocage, e engloba bairros emblemáticos como São Domingos, Bairro da Conceição, Bairro Santos Nicolau, Bairro Humberto Delgado e Manteigadas. Este mosaico populacional é um exemplo de convivência e desenvolvimento sustentado no concelho de Setúbal.
Durante a sessão solene, após as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, de Luís de Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião e de João Pires, presidente da Assembleia de Freguesia, houve ainda espaço para as atuações da T.A.S.C.A. – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, e da cantora Cláudia Motrena, acompanhada à viola por Renato Sousa.