No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e do Dia Internacional da Floresta, a União das Freguesias de Setúbal promoveu a oficina de desenho "Traços ao Vento: Desenhar sob Céu Aberto".
A iniciativa teve lugar no atelier 2:pontos e reuniu cerca de 25 participantes de todas as idades para uma experiência criativa através do desenho.
A oficina foi também espaço de reflexão sobre a importância fundamental das árvores para o meio ambiente, não apenas como símbolo de vida e sustentabilidade, mas também pelo seu papel na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Através da observação e do registo gráfico, os participantes foram convidados a explorar a relação entre natureza e espaço urbano, promovendo a consciência ambiental e a expressão artística.
A atividade foi dirigida por Rita Melo e Ricardo Crista e estava inicialmente prevista para decorrer ao ar livre. No entanto, devido ao mau tempo, foi realizada no atelier, o que não afetou, ainda assim, o espírito de observação e criatividade.
Esta iniciativa insere-se na estratégia da União das Freguesias de Setúbal para sensibilizar a população sobre a preservação ambiental e fomentar a ligação entre cultura e sustentabilidade.