Comissão Social de Freguesia reforça trabalho social na União das Freguesias de Setúbal

O trabalho social na União das Freguesias de Setúbal (UFS) conta agora com um novo instrumento de reforço a esta área através da Comissão Social de Freguesia (CSF) da União das Freguesias de Setúbal. A rede composta por entidades de âmbito social locais foi oficializada no dia 22 de junho, através de uma reunião no Auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal.

A Comissão representa a continuação do trabalho desenvolvido pela UFS e pela SEIES - Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, no seguimento da criação do Conselho Local de Parceiros (CLP) da UFS, constituído em 23 de outubro de 2018. O CLP surgiu como resposta às necessidades verificadas à data, envolvendo as principais entidades que desenvolvem trabalho social no território, e conduziu à criação do Guia de Recursos Sociais da UFS e apresentou o esboço da Visão Diagnóstica do Território. Com o avançar do processo surgiu a necessidade de criar uma Comissão, de modo a desenvolver uma rede mais robusta, que desse visibilidade às conclusões e produções conjuntas.

A Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias de Setúbal tem como objetivos o combate à pobreza e exclusão social, a avaliação conjunta dos problemas existentes no território, a definição de prioridades de intervenção, a promoção da participação da sociedade civil, entidades públicas e privadas na dinâmica da Freguesia, a promoção dos objetivos da Rede Social, bem como a promoção do desenvolvimento social integrado.

A CSF é composta pelas seguintes entidades:

• ACM – Associação Cristã da Mocidade de Setúbal;
  • Agrupamento de Escolas Lima de Freitas;
  • SEIES, Crl – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social;
  • Associação de Socorros Mútuos Setubalense;
  • APPDA Setúbal, Associação Portuguesa para Portuguesa para Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.