A União das Freguesias de Setúbal uniu esforços com a AFAS - Associação de Famílias e Amigos dos Surdos de Famílias e Amigos dos Surdos para assinalar setembro como o Mês da Comunidade Surda (Deaf Awareness Month). Este é um momento de sensibilização internacional que pretende dar visibilidade à identidade, à cultura e aos direitos das pessoas surdas, em particular ao direito à utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP).
A LGP é uma das línguas reconhecidas pela Constituição da República Portuguesa e deve estar presente e acessível a todas as pessoas – surdas e ouvintes – independentemente do seu percurso de vida ou das formas de comunicação que utilizem.
Ao longo deste mês é destacada a importância de dar visibilidade à existência da Comunidade Surda e da sua língua, promover a igualdade, o respeito e o reconhecimento e afirmar os direitos linguísticos e culturais das pessoas surdas.
Para reforçar esta mensagem, a União das Freguesias de Setúbal hasteou a bandeira da Comunidade Surda no Centro de Recursos Educativos e Culturais – Escola Conde de Ferreira. Este símbolo representa identidade, cultura e união, e pretende sensibilizar autarquias, instituições e sociedade civil para a valorização da Comunidade Surda, uma comunidade diversa, que integra não apenas pessoas surdas, mas também filhos ouvintes de pais surdos (CODA), familiares, amigos, profissionais e todos os que, ao longo da vida, adquirem a Língua Gestual Portuguesa como primeira ou segunda língua.










