Novembro no Centro Comunitário da UF Setúbal

À medida que o mês de novembro se despede, o Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal continua a promover uma programação dedicada a toda a população da Freguesia num processo de continuidade e de enriquecimento da vida em todo o território.

No passado dia dez, mais de duzentas pessoas estiveram presentes na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada para dançar ao som dos acordeonistas da Associação de Acordeonistas de Portugal, assistir à atuação do grupo de danças Danc’inc da APPACDM, comer as castanhas assadas na brasa pela equipa da Junta de Freguesia e beber água-pé.

Durante as últimas semanas, as atividades floresceram com oficinas dedicadas às festividades que se aproximam. Entre risos e criatividade, os utentes participaram em oficinas de artesanato, criando decorações alusivas ao Natal e numa aula de cozinha, explorando os sabores da época de forma sustentável e económica.

Por ocasião da “Semana da Floresta Autóctone”, os utentes participaram também numa ação de plantação promovida pelo Instituto Politécnico de Setúbal, contribuindo para a criação de um bosque-refúgio ambiental, utilizando as bolas de sementes previamente preparadas com a equipa dos Espaços Verdes e Preservação Ambiental. Esta ação não só contribui para a criação de refúgios climáticos para a biodiversidade, mas também deixa um legado duradouro para as gerações vindouras.

O projeto Grandes e Pequenos em Interação, que transporta a riqueza da experiência vivida para as escolas, continua também a suscitar curiosidade às crianças do ensino básico da Freguesia que têm tido a oportunidade única de aprender sobre o passado próximo do território, mergulhando nas histórias vivas pelos utentes que visitam as escolas. Esta troca intergeracional educa e fortalece os laços comunitários das crianças oriundas de vários horizontes e a residir na Freguesia.
Os utentes tiveram ainda a possibilidade de ir ao teatro, a convite do Teatro Estúdio Fontenova, assistir ao novo espetáculo "Barbo, Salvar Gaia rumo a Yod", no Fórum Municipal Luísa todi.

O Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal tem-se destacado pela diversidade e qualidade das atividades realizadas e pela dedicação contínua e inovação permanente da oferta.