Visita ao Museu da Resistência - Aljube e Fundação José Saramago

No dia 13 de abril, a União das Freguesias de Setúbal organizou uma visita cultural para os utentes do Centro Comunitário, proporcionando-lhes uma experiência única e enriquecedora. A visita contemplou a Fundação José Saramago e o Museu da Resistência e Liberdade, na antiga Cadeia do Aljube, dois locais de grande importância histórica e cultural em Portugal.

Na Fundação José Saramago, os utentes tiveram a oportunidade de conhecer a vida e obra do escritor português que ganhou o Prémio Nobel de Literatura em 1998. Lá, puderam conhecer o acervo de documentos e objetos pessoais do autor, assim como a sua vasta produção literária. Já no museu do Aljube, os visitantes foram levados numa viagem ao passado, conhecendo a resistência e a luta contra a ditadura em Portugal.

Foi um dia repleto de descobertas para os utentes, que ficaram particularmente sensibilizados com o que viram no museu da resistência. Esta visita fomentou, posteriormente, conversas interessantes sobre o impacto da Revolução de Abril na vida de cada um e na vida da cidade.

Esta visita enquadra-se no programa das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril da União das Freguesias de Setúbal, que tem como objetivo lembrar e celebrar a Revolução dos Cravos, um dos marcos mais importantes da história portuguesa. A União das Freguesias de Setúbal propõe, durante todo o mês de Abril, uma vasta oferta de atividades para todos os públicos sobre temas associados à Liberdade e à Democracia.