Hoje é dia de comemorar a vida animal!

Celebra-se hoje, 4 de outubro, o Dia Mundial do Animal – uma data instituída com o objetivo de alertar para a importância das boas práticas de bem-estar animal, um conceito mais complexo e vasto do que à primeira vista aparenta, e da implementação de condições que potenciem a segurança, conforto e qualidade de vida dos animais.

O conceito de bem-estar animal baseia-se em 5 liberdades fundamentais, que é preciso acautelar e promover: os animais devem estar livres de medo e stress; livres de sede e fome; livres de qualquer desconforto; livres de dor, injúrias e doenças; livres para expressarem o seu comportamento natural.

Em relação aos animais de companhia, está comprovado cientificamente que podem trazer grandes benefícios às pessoas e às famílias: geram coesão no seio da família, promovem a atividade física regular dos detentores, interferem positivamente na vida social e ajudam a manter padrões mais elevados de saúde geral.

Neste dia especial que celebra toda a vida animal, a União das Freguesias de Setúbal apela à adoção responsável dos animais que se encontram no CROAC (Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia), a funcionar em Poçoilos: encontre a sua nova mascote no CROAC, adote um amigo!

A autarquia apela, ainda, ao não abandono dos animais de companhia, um fenómeno que cresceu preocupantemente durante o período de pandemia, em que as famílias tiveram que fazer face a um conjunto vasto de dificuldades: o seu animal de estimação é seu amigo, não o abandone!

Para terminar, e acompanhando a crescente preocupação da sociedade em torno das questões relacionadas com o bem-estar animal, a União das Freguesias de Setúbal anuncia que implementará, com efeito já em 2022, medidas de estímulo à adoção, de apoio a famílias carenciadas detentoras de animais de companhia e ações que contribuam para o bem-estar animal.

Consulte informação completa sobre as políticas de bem-estar animal do Município de Setúbal em “Setúbal em Bom Ambiente”.