Acidente: Mitrena mais vigilante

A conclusão mais saliente incluída na análise feita por grupo de trabalho, com representantes de 16 entidades, aponta para a ideia de que um acidente com substâncias perigosas como o que aconteceu a 14 de fevereiro, num armazém da Sapec Agro, na Mitrena, tem potencial para afetar todas as outras empresas na envolvente.

O grupo de trabalho promovido pela proteção civil municipal, perante as consequências deste incêndio, realçou a necessidade de distribuir máscaras por todas as escolas municipais e recomendou que as mesmas fossem adquiridas em outras escolas, juntas de freguesia e estabelecimentos hoteleiros.

As entidades presentes que participaram na avaliação do incêndio ocorrido na Sapec Agro sugeriram ainda a revisão e atualização da Carta de Risco da Mitrena, a aquisição de uma estação móvel de medição da qualidade do ar e a eliminação das lombas de acesso ao parque industrial e dentro do parque Sapec Agro para facilitar a circulação de viaturas de socorro.

O grupo de trabalho da Mitrena propôs, igualmente, a produção e distribuição de folhetos de informação à população sobre riscos existentes naquela área industrial, com indicações sobre as medidas de autoproteção e procedimentos adequados a adotar em caso de ocorrência de acidentes industriais.

Na mesma reunião, foi ainda defendida a manutenção e criação de capacidade de encaminhamento das condutas de águas pluviais das empresas do Parque Industrial para bacias de retenção para que as águas resultantes de escorrências do combate a incêndios e outros não cheguem ao rio e ao estuário.

As entidades presentes neste encontro realçaram também a necessidade de prosseguir e aprofundar as visitas dos agentes de proteção civil às empresas da Mitrena, com melhoria das técnicas pedagógicas de apresentação e conhecimento pessoal.

Info: Câmara Municipal de Setúbal | Setúbal 360º - Proteção Civil e Bombeiros

In http://www.setubal-360.com/noticias/?id=2909