União das Freguesias dá nova vida ao Mercado da Lota

O Mercado da Lota vai ser requalificado através de uma intervenção dirigida pela União das Freguesias de Setúbal. A obra vai ter início em janeiro de 2017 e tem conclusão prevista para o mês de março do mesmo ano.

Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, explicou esta quarta-feira em conferência de imprensa na Casa da Baía, que esta intervenção “não é apenas uma obra física”, sendo também um “repensar de toda a infraestrutura e funcionamento” do mercado.

“Vamos ter um mercado praticamente novo, com um novo regulamento”, sublinhou. Neste sentido, o espaço localizado no interior do edifício da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra vai ter uma nova identidade, com um novo nome: Mercado do Rio Azul.

A requalificação do Mercado da Lota foi pensada com base num estudo exaustivo que procura satisfazer as necessidades dos comerciantes e utentes do espaço. Assim, a atual infraestrutura vai sofrer várias alterações, nomeadamente ao nível do piso, bancas de suporte, eletricidade e iluminação, verificando-se uma restruturação com equipamentos LED e um sistema de abastecimento de água sustentável.

O Executivo da União das Freguesias de Setúbal realizou uma reunião na última segunda-feira, dia 05 de dezembro, com os comerciantes do Mercado da Lota com o objetivo de os auscultar sobre esta intervenção. É de referir que a requalificação do espaço vai ser realizada de acordo com uma avaliação realizada por uma equipa criada com o objetivo de conhecer as necessidades individuais de cada comerciante.

O futuro Mercado do Rio Azul vai abrir portas com um novo regulamento que obedecerá às condições exigidas pelas entidades competentes fiscalizadoras ao nível de funcionamento, higiene e salubridade.

As obras de requalificação do mercado vão ser realizadas por uma equipa de 56 trabalhadores do setor operacional da União das Freguesias de Setúbal. A intervenção vai contar com um investimento direto da União das Freguesias de Setúbal no valor de 120 mil euros, sendo que a requalificação do Mercado da Lota registará um total de cerca de 250 mil euros.