Bem-vindo ao Site da União de Freguesias de Setúbal

 A União das Freguesias de Setúbal resulta da união das antigas freguesias de Nossa Senhora da Anunciada, de Santa Maria da Graça e de S. Julião, passando a ter efeitos administrativos desde as eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Ler Mais

União das Freguesias reabre ano letivo com investimento de 33 mil euros

União das Freguesias reabre ano letivo com investimento de 33 mil euros

A garantia das melhores condições no regresso às aulas e o bem-estar de alunos, professores e auxiliares foram as metas traçadas pela União das Freguesias de Setúbal para o início do ano letivo 2019/2020. A Junta de Freguesia desenvolveu um conjunto de intervenções ao longo das férias de Verão, no sentido de melhorar o funcionamento das escolas, representado pelo valor de cerca de 33 mil euros.

As ações desenvolvidas enquadram-se nos Acordos de Execução entre a Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal, no âmbito da descentralização de competências. A Junta de Freguesia interveio nas oito escolas básicas e três jardins-de-infância onde detém competências e responsabilidade de garantir as melhores condições para a comunidade escolar.

Após o contacto com cada agrupamento e direção escolar, a União das Freguesias de Setúbal realizou um levantamento das necessidades de cada escola e procedeu à reparação de materiais escolares, canalizações, sistemas de iluminação, pintura de espaços, manutenção do espaço de salas de aula e do recinto escolar. Em todas as escolas foi realizada a limpeza de sebes e o corte de ervas, bem como a manutenção de espaços verdes.

Entre os trabalhos executados destaca-se a construção de uma sala de apoio na Escola Básica n.º 3 do Montalvão. O trabalho compreendeu a ampliação e remodelação de um espaço existente, com a instalação de um novo sistema elétrico, novo pavimento e a pintura de paredes. Na mesma escola, a Junta de Freguesia procedeu à recuperação do pavimento da Sala de Professores, ao melhoramento do sistema de iluminação e pintura da divisão.

Na Escola Básica n.º 2 Santa Maria da Graça foi concretizada a reparação e correção do sistema de platibanda de proteção de águas na parede exterior do refeitório, bem como a pintura e recuperação de fissuras e buracos no muro interior do recinto escolar.

À semelhança da Escola Básica de São Gabriel, que assistiu à melhoria de condições do seu sistema de iluminação, também as Escolas Básicas dos Arcos e de Santa Maria da Graça vão receber novas armaduras e lâmpadas LED.

Desde o início do mandato 2013/2017, a União das Freguesias de Setúbal tem vindo a fortalecer o contacto com as escolas no sentido de auscultar as suas necessidades e garantir as condições ideais para toda a comunidade escolar. Prova da melhoria de condições é o investimento realizado pela Câmara Municipal de Setúbal para este novo ano letivo, no valor de um milhão e 300 mil euros, que contou igualmente com a participação regular da Junta de Freguesia.

Este é um trabalho contínuo, realizado pela União das Freguesias de Setúbal ao longo do ano de todo o ano escolar, que tem contribuído para o estreitamento da relação com as escolas. Deste modo, assistimos cada vez mais a uma maior participação da Junta de Freguesia nos projetos escolares, bem como à participação dos agrupamentos nas atividades da Junta de Freguesia.

É ainda de salientar que, para o início deste ano letivo, a União das Freguesias de Setúbal realizou trabalhos de desmatação e limpeza da Escola Básica Barbosa du Bocage, estando prevista igual intervenção na Escola Secundária du Bocage. Ambos os equipamentos solicitaram o apoio da Junta de Freguesia que, apesar de não ter competência ou compromisso neste sentido, procedeu à sua concretização, contribuindo para o bem-estar e bom funcionamento dos mesmos.

PROJETOS

INFORMAÇÕES FREGUESIA

Go to top