União das Freguesias promove Educação para a Floresta e Biodiversidade

A União das Freguesias de Setúbal tem levado às escolas as oficinas ambientais "Bolas de Sementes - educar para a floresta e biodiversidade" e "A minha árvore de estimação". Celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinalou a 21 de março, e promover a consciência ambiental junto dos mais jovens, são os objetivos fundamentais destas oficinas educativas e interativas:

Bolas de Sementes - educar para a floresta e biodiversidade

O principal objetivo desta oficina é a promoção do entendimento sobre as florestas autóctones, destacando a sua relevância no combate às alterações climáticas.

Compostas por argila, substrato e sementes de espécies autóctones, estas bolas de sementes tem como propósito ser lançada em espaços apropriados.

A resistência das bolas de sementes a fatores externos, como insetos, pássaros, temperatura e luz, é um fator determinante para a conservação das sementes e para favorecer o seu desenvolvimento. Estas esferas ecológicas, uma vez ativadas pela chuva ou rega manual, tornam-se catalisadores do crescimento vegetal.

Este método promove a propagação de espécies nativas e contribui para a restauração de ecossistemas.

A minha árvore de estimação

Esta oficina foi criada com o intuito de familiarizar as crianças com as árvores presentes no recinto escolar que habitualmente frequentam. Através desta atividade, os alunos terão a oportunidade de identificar e conhecer diferentes espécies arbóreas. Esta iniciativa visa promover um maior envolvimento dos alunos na proteção e preservação das árvores, despertando neles um sentimento de responsabilidade ambiental desde cedo. Ao conhecerem as árvores de perto, os alunos serão incentivados a cuidar do seu ambiente escolar e a valorizar a importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema.

Este ciclo é parte da estratégia implementada pela União das Freguesias de Setúbal no sentido de acompanhar e transição para métodos mais sustentáveis, demonstrando um compromisso firme com a promoção da sustentabilidade tanto a nível ambiental como social. Esta iniciativa está enquadrada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11(Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre).