Programa Escolhas: Corte de apoio trava projeto "Agora Sim!"

São 170 as crianças, jovens e famílias que perdem o apoio do projeto "Agora Sim!" após a interrupção de financiamento estatal do programa "Escolhas". O corte do apoio anual ao projeto com mais de dez anos de existência impossibilita a continuidade da sua atividade.

O "Agora Sim!" desenvolve intervenção comunitária na freguesia da Nossa Senhora da Anunciada, da União das Freguesias de Setúbal, tendo a situação atual indignado o consórcio, as entidades e as famílias envolvidas no projeto, que em outubro de 2015 candidatou-se à 6.ª Geração do Escolhas, programa governamental de âmbito nacional.

A renuncia à não aprovação de financiamento do projeto "Agora Sim!" foi anunciada publicamente esta quinta-feira, dia 17 de março, numa conferência de imprensa que juntou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, a vice-presidente da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, Carla Tavares, o vereador da Câmara Municipal, Pedro Pina, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, em representação do projeto "Manteigadas Geração On" que viu o seu financiamento estatal ser igualmente interrompido nesta 6.ª geração do programa "Escolhas", bem como os representantes das entidades envolvidas, jovens e famílias apoiadas.

Rui Canas salienta a importância do projeto "Agora Sim!" que tem desenvolvido "uma resposta única nesta zona central da freguesia". O presidente da União das Freguesias de Setúbal reforça que "sem este projeto ficamos sem outro tipo de resposta para dar continuidade ao trabalho" de promoção da igualdade de oportunidades entre crianças e jovens e de reforço da coesão social, sendo que "as entidades do consórcio não têm condições para o manter sozinhas e prosseguir este trabalho".

O consórcio e entidades envolvidas no "Agora Sim!" vão diligenciar para encontrar soluções e garantir a continuidade do projeto, bem como restabelecer o financiamento estatal, estando em cima da mesa o pedido de uma audiência à comissão especializada na Assembleia da República para devolver as oportunidades de crescimento saudável às crianças, jovens e famílias abrangidas.

Setúbal perde dois dos três projetos integrados no Programa Escolhas

À semelhança do "Agora Sim!", o projeto "Manteigadas Geração On" viu o financiamento estatal ser recusado no âmbito da candidatura à 6.ª Geração do Programa Escolhas. Em causa estão igualmente 170 crianças, jovens e famílias que perdem o apoio desenvolvido junto do território do Bairro PER de Manteigadas, zona periférica a sudoeste da cidade caracterizada ainda por alguma ruralidade.

Nuno Costa defende que este "é um golpe muito duro na batalha pela coesão do tecido social, pela transformação da sociedade naquilo que é o objetivo de a tornar mais inclusiva, mais solidária e mais humanizada". O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião vê "com muita tristeza" a situação atual em que o projeto se encontra e salienta que "têm de ser encontradas soluções para continuar a trabalhar no terreno e apoiar as famílias".

Carla Tavares, vice-presidente da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, entidade gestora do "Agora Sim!" e gestora e promotora do "Manteigadas Geração On", defende que "se os decisores tivessem um pouco de consciência, saíssem dos gabinetes e contactassem com as pessoas o financiamento do projeto não teria sido rejeitado". "Em dez anos de trabalho em que foram apoiadas cerca de 600 pessoas, estas crianças voltam a encontrar a rua para brincar, sem qualquer tipo de apoio", acrescenta.

Para Pedro Pina, o corte de apoio aos projetos integrados no Programa "Escolhas" reflete o "desinvestimento do Estado em projetos de ação social e a redução do investimento nas pessoas". O vereador da Câmara Municipal de Setúbal considera que os critérios de avaliação para a atribuição de financiamento são "opacos" e "muitas vezes subjetivos", sendo que "não determinam a possibilidade de um olhar específico para os territórios". "O Programa Escolhas trouxe coisas extraordinárias para as pessoas que passaram pelos projetos. Não podemos aceitar que sejam tratadas como números", afirma.

Até à data, no território de Setúbal desenvolveram atividades três projetos integrados no Programa Escolhas: "Agora Sim!", "Manteigadas Geração On" e "Pró Infinito e Mais Além" - com esta decisão a cidade perde dois dos três projetos que garantem o apoio a contextos socioeconómicos vulneráveis.