União das Freguesia de Setúbal celebrou 41 anos do 25 de Abril

O 41.º aniversário da Revolução dos Cravos foi comemorado um pouco por toda a União das Freguesias de Setúbal. O programa comemorativo inclui várias atividades, entre os dias 25 e 26, que envolveram a participação de toda a população.

As condições meteorológicas verificadas durante o sábado e domingo motivaram alterações no programa comemorativo do 25 de Abril, tendo sido cancelada a realização da manhã infantil, prevista para as 10h00 de dia 25, na Praça de Bocage, e a inauguração da reposição da água e luz da Fonte de Palhais, agendada para o mesmo dia, às 21h30.

As comemorações dos 41 anos da Revolução de Abril tiveram início com a inauguração do Polo Operacional de Vanicelos, este sábado, às 11h30. O equipamento localizado na Rua Conde Ferreira, no Bairro do Liceu, vai apoiar a manutenção e limpeza da freguesia de São Julião e está preparado para cerca de 20 trabalhadores, que vão ter acesso a balneários individuais, refeitório e estacionamento para as viaturas de apoio às atividades diárias.

Para o presidente da União das Freguesias de Setúbal, o Polo Operacional de Vanicelos vai garantir “mais eficácia e maior operacionalidade para os trabalhadores na freguesia de São Julião”. Rui Canas acrescentou durante a inauguração que o equipamento permite dar “melhores condições aos serviços que vão passar a estar mais perto desta zona”, sendo esta uma obra “muito importante, porque com ela será possível alterar uma série de situações herdadas e responder de forma positiva a esses mesmos desafios”.

O programa comemorativo prosseguiu com a inauguração da Casa Comunitária da Aldeia Grande e da nova sede dos Escuteiros do Agrupamento 484 de Nossa Senhora da Anunciada. A instalação de um monobloco cedido pela Câmara Municipal de Setúbal coloca lado a lado as duas entidades que vão ficar sedeadas na antiga Escola Primária da Aldeia Grande.

O espaço que foi a sede do agrupamento 484 durante 23 anos passa agora a acolher o Centro Comunitário da Aldeia Grande. João Costa, chefe regional dos escuteiros, destacou o envolvimento “na procura de uma solução que fosse contente para todos”, tendo considerado esta uma “solução inteligente, boa para todos, que vai beneficiar o encontro entre os escuteiros e a população e entre gerações”.
Fátima Ferreira, presidente da Associação de Moradores da Aldeia Grande, sublinhou que a inauguração do novo Centro Comunitário da Aldeia Grande é a realização de “um sonho de muitos anos”, que “fazia muita falta às crianças, aos idosos e a população em geral”. “Já temos a nossa casinha”, afirmou na inauguração.

O presidente União das Freguesias de Setúbal considera que o dia 25 de Abril de 2015 ficará “marcado como um salto em frente” por se ter “encontrado finalmente uma solução que satisfaz ambas as partes”. “Com isto resolvemos um problema que se arrastava há muito tempo, estamos todos de parabéns”, afirmou Rui Canas.

Maria das Dores Meria, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, destacou a “humildade” demonstrada pelo Agrupamento 484 para encontrar uma solução, tendo sido encontrada ao mesmo tempo uma forma de os escuteiros permanecerem “num espaço que conhecem melhor do que ninguém”.

O dia 25 terminou com um espetáculo musical alusivo ao 25 de Abril pela Big Band da Sociedade Musical Capricho Setubalense, que atuou nas instalações da mesma, às 21h30.

O domingo foi reservado para a realização do 2.º Piquenique da Liberdade que contou com a presença de cerca de 300 pessoas. O evento previsto para o Parque de Merendas da Comenda realizou este ano no Casarão, sede da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, devido às condições meteorológicas prevista para o dia 26. Além do almoço-convívio, os participantes contaram com a animação musical pelo músico Marco António.