Piquenique e Arraial da Liberdade animam Parque de Vanicelos

No passado sábado, dia 27 de abril, a União das Freguesias de Setúbal organizou o já tradicional Piquenique e Arraial da Liberdade, momento importante das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Esta iniciativa reuniu mais de quinhentas pessoas numa tarde ao ar-livre, dedicada a toda a população, com diferentes espaços concebidos para as famílias.

Ainda não era meio-dia e já os inscritos para o piquenique, confecionado e servido pelos trabalhadores da Junta de Freguesia, afluíam ao local. A refeição foi servida ao som do grupo “Gatos no Telhado” que tocou temas da música portuguesa, propícios ao convívio e ao cantar coletivo.

O evento decorreu neste ambiente festivo e aprazível, e contou com a participação dos membros do Executivo da União das Freguesias de Setúbal, que organiza a atividade, e os convidados do Executivo da Câmara Municipal de Setúbal, que se juntaram ao grupo, festejando a liberdade junto com a população.

Na sua intervenção, Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, frisou as conquistas de Abril, sendo o poder local democrático uma das mais relevantes, e a importância de defender e continuar a concretizar os valores de Abril. Também André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, fez questão de saudar os presentes e recordar todos os direitos e progressos conquistados pela revolução, permitindo nomeadamente a liberdade de expressão e de fruição cultural.

Depois do almoço seguiram-se muitas atividades, acompanhadas pela música do recém criado dueto Luso Afinidades, constituído por João Rocha e Rui Rosado. A animação foi em torno dos jogos tradicionais portugueses, disponibilizados pela Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, das atividades lúdicas animadas pela ACNI – Associação Cultural Novas Ideias, da oficina de criação artística “Abril tem muita pinta”, com a artista plástica Paula Moita, da oficina de carimbos que criou um mural têxtil alusiva ao 25 de Abril, orientado pela artista Célia Antunes dos Santos da Oficina C, e da mesa de criatividade com spray e criação de mini skates da Associação All Aboard. Também o Conselho Português pela Paz e Cooperação esteve presente com uma banca de livros.

Os mais pequenos tiveram ainda a possibilidade de fazer atividades na oficina de pinturas faciais, na oficina de modulagem de balões, e brincar no insuflável posto gratuitamente à disposição para o efeito.

Para acompanhar a tarde primaveril, o Moto Clube de Setúbal participou garantindo um bar de apoio, cujas receitas revertem para a a construção da sua nova sede.

Esta iniciativa aconteceu no âmbito do programa que a União das Freguesias de Setúbal promoveu para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e teve o apoio logístico da Câmara Municipal de Setúbal.