Magusto: União das Freguesias de Setúbal em Festa

A União das Freguesias de Setúbal ficou marcada durante o passado fim de semana pelas festas de São Martinho.

O Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal deu início às comemorações com um magusto na sexta-feira à tarde, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada (A.M.B.A.).

Mais de duzentas pessoas afluíram ao local para desfrutar de uma tarde bastante animada, ao som dos acordeonistas Leonel Mateus e Sérgio Miguel, acompanhados por Rui Rosado na percussão, da Associação dos Acordeonistas de Portugal.

Os trabalhadores da Junta de Freguesia uniram esforços para oferecer à população castanhas assadas na brasa e batata-doce cozida, tudo isto acompanhado com jeropiga.

Estiveram presentes Rui Canas, Fátima Silveirinha e Mariana Dias, membros do Executivo da União das Freguesias de Setúbal, que fizeram questão de saudar os presentes e de apresentar a nova iniciativa da Junta de Freguesia a pensar na população sénior, lançado esta semana, o Clube Sénior da União das Freguesias de Setúbal.

Este novo dispositivo permitirá aos detentores do cartão de utente a obtenção de reduções no comércio local, prioridade nas inscrições das atividades propostas pelo Centro Comunitário ou ainda acesso a diversas vantagens ao nível institucional.

Também a APPACDM se juntou à festa com uma apresentação de dança e poesia do grupo Danc’inc, prestação de grande beleza que foi bastante apreciada por todos os presentes.

A festa prosseguiu no sábado à tarde na Praça Machado Santos, antigo Largo da Fonte Nova, com a oitava edição do Magusto do Troino. Este evento, organizado em parceria com a SEIES e o Centro de Cidadania Ativa, já se tornou numa tradição. A praça encheu-se de famílias que puderam desfrutar de uma tarde animada com oferta de castanhas, batata-doce e uma bebida à escolha. Foi previsto para o efeito um espaço inteiramente dedicado às crianças com jogos de construção, pintura e desenho e livros infantis.

Pelo palco passaram vários artistas como Paddy Byrne, Marcão, dança pelas alunas do estúdio de dança YMCA com a professora Kelly Nakamura, Vanessa Moreira, Sevilhanas com Edite Van-Zeller E Malcolm e os Orange Buzz Band.

No evento estiveram presentes Rui Canas e Mariana Dias, do Executivo da Junta de Freguesia, e Patrícia Patrício, da Cooperativa SEIES. Contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Todos realçaram a importância dos eventos de cariz popular nos bairros, como veículo de socialização entre moradores, dinamização de todo o território e o fortalecimento de laços entre a comunidade e o espaço onde se insere.