UFS mais sustentável implementa recolha seletiva nos pólos e centros comunitários - Dia Internacional sem Sacos de Plástico

Celebra-se a 3 de julho o Dia Internacional sem Sacos de Plástico, uma data que visa alertar para a necessidade de eliminar, em todo o mundo, a utilização de plásticos de uso único, com vista a construir um futuro livre de desperdícios de plástico.

Atualmente, o plástico é produzido e usado em excesso. É muito difícil imaginar o mundo sem plástico, pois ele está presente no nosso quotidiano sem que, muitas vezes, sequer o notemos. É importante, por isso, reduzir o seu uso, diminuir o desperdício e, ao mesmo tempo, dar-lhe o destino correto através da reciclagem. É que, quando descartados no meio ambiente, os plásticos contaminam o solo, a água e o ar, e têm impactos devastadores nos ecossistemas e na vida selvagem.

Assim, a União das Freguesias de Setúbal (UFS) assinala esta data com a colocação de contentores de recolha seletiva que contemplam as 3 fileiras – papel/cartão, vidro e embalagens - nos 3 pólos da autarquia (Santa Maria, São Julião e Anunciada) e, também, nos Centros Comunitários. Prevê-se, num futuro próximo, distribuir estes equipamentos por mais instalações da UFS.

Ainda, acompanhando a legislação que entrou recentemente em vigor, a UFS tomará medidas para que, nas suas instalações, não sejam usados utensílios de uso único, como palhinhas, pratos, talheres e copos de plástico, dando preferência a utensílios reutilizáveis ou compostos por materiais ecológicos, desde que não descartáveis.

A UFS torna-se, desta forma, mais sustentável e dá mais um passo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, promovendo a qualidade de vida, incentivando ao consumo responsável e contribuindo para proteger os ecossistemas. Ao implementar esta medida, a Freguesia constitui-se como veículo mobilizador para a diminuição do uso de plásticos e para o incentivo à reciclagem, promovendo na comunidade a procura por um estilo de vida mais amigo do ambiente, consciente e sustentável.