União das Freguesias de Setúbal comemorou a Terceira Idade

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Terceira Idade e do Dia Internacional do Idoso, a União das Freguesias de Setúbal dedicou o mês de outubro à população sénior.

O programa incluiu mais de uma dezena de atividades, com especial destaque para o Passeio do Dia Mundial da Terceira Idade, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, e proporcionou um dia cheio de animação com uma ida ao Teatro Maria Vitória para assistir ao espetáculo “Paródia Nacional”, seguido de um almoço no restaurante “Salão Milénio” nas Caldas da Rainha. Também a reabertura do Polo de Santa Maria do Centro Comunitário marcou este período, apresentando já uma vasta oferta de atividades durante o mês de novembro. Para fechar com mestria, o Dia Mundial do Idoso ficou marcado pela estreia do espetáculo "Já Cá Estamos", fruto da Oficina de Expressão Dramática do Centro Comunitário, no dia 28, no Clube Recreativo Palhavã.

Para além destas, outras atividades culturais ritmaram as últimas quatro semanas: uma visita ao Fórum Municipal Luísa Todi, uma visita à A Gráfica – Centro de Criação Artística, para uma visita guiada à Festa da Ilustração, um debate para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade com o tema “Igualdade sem idade” ou ainda uma matiné de Halloween.

A União das Freguesias de Setúbal garante um forte investimento na coesão do tecido social do seu território através dos três polos do Centro Comunitário, que cobrem as três freguesias que constituem esta união. As atividades propostas têm como objetivo estimular a criatividade e o exercício mental, a atividade física e fortalecer os laços entre os utentes.

Para além deste programa em outubro, a ação da União das Freguesias de Setúbal junto da população sénior tem sido uma prioridade ao longo de todo o ano, sempre com novas ofertas de atividades que envolvem mais de um milhar de utentes.

Em Portugal, a população idosa representa 23,4% do total da população, segundo os Censos 2021, sendo um grupo demográfico que está a crescer de forma significativa. Para a União das Freguesias de Setúbal é fundamental garantir que os idosos tenham uma qualidade de vida elevada, nomeadamente através da participação em atividades sociais, culturais e desportivas regulares.