Centro Comunitário chega a São Julião

Centro Comunitário chega a São Julião

O novo Polo do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal inaugurou no Bairro do Liceu.

Foi inaugurado, no passado dia 6 de janeiro, o Polo de São Julião do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, na Praceta da Ilha da Madeira, no Bairro do Liceu. A abertura contou com a presença do presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal, do presidente da Junta de Freguesia e do presidente da Assembleia de Freguesia.

O presidente da Junta, Rui Canas, manifestou a satisfação pelo cumprimento de um dos principais objetivos da União das Freguesias de Setúbal para este mandato e compromissos com a população, a criação de um polo do Centro Comunitário na freguesia de São Julião, juntando-se aos já existentes nas freguesias de Santa Maria e Anunciada. “Na freguesia de São Julião, nomeadamente na zona envolvente do polo, Bairro do Liceu, Quinta das Amoreiras, Urbisado, não existem espaços abertos à comunidade para a realização de atividades, designadamente coletividades que disponham de sedes que funcionem como espaços de encontro da população. Por essa razão tornava-se ainda mais urgente a criação de um polo do Centro Comunitário aqui.”

Será, à semelhança dos outros polos, um espaço onde e a partir do qual haverá um programa de oficinas temáticas, geralmente denominadas aulas, iniciando-se desde já as oficinas de Fotografia, Informática e um workshop de Criação Artística com Materiais Reciclados. Terá atividades no equipamento e no exterior, aproveitando o excelente espaço à volta e os parques verdes nas proximidades. O Centro Comunitário promove igualmente visitas culturais e passeios de natureza recreativa, patrimonial e cultural, envolvendo já centenas de utentes da União das Freguesias de Setúbal.

O presidente da Junta de Freguesia agradeceu também “o fundamental apoio da Câmara Municipal de Setúbal, sem o qual não teria sido possível alcançar este objetivo, pois a Câmara Municipal permitiu que as instalações do Polo de São Julião da Biblioteca Municipal, com algumas alterações no seu interior, passassem a acolher os dois equipamentos, o polo da Biblioteca Municipal e o polo do Centro Comunitário.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, lembrou a total disponibilidade do Município para aceitar e apoiar este projeto da União das Freguesias de Setúbal, reforçando a importância deste equipamento para a população dos bairros envolventes, como espaço de sociabilidade e de participação cívica, de partilha de experiências e de saberes, e promotores de uma vida ativa. Sublinhou ainda a forma de trabalho em parceria entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, que tem possibilitado a viabilização de muitas ações em benefício das populações da Cidade e do Concelho.

A tarde inaugural contou animação musical pelo duo Nuno & Pedro e um lanche convívio que assinalou conjuntamente o Dia de Reis.