Bem-vindo ao Site da União de Freguesias de Setúbal

 A União das Freguesias de Setúbal resulta da união das antigas freguesias de Nossa Senhora da Anunciada, de Santa Maria da Graça e de S. Julião, passando a ter efeitos administrativos desde as eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Ler Mais

União das Freguesias de Setúbal cede espaço à Casa da Poesia

União das Freguesias de Setúbal cede espaço à Casa da Poesia

A Escola Conde Ferreira de Setúbal é a nova morada da Casa da Poesia. O espaço foi cedido pela União das Freguesias de Setúbal e vai passar a ser o centro das atividades desta associação que se dedica à divulgação das obras e poetas da cidade. 

A cedência do espaço foi oficializada numa cerimónia pública no último sábado, dia 31 de Janeiro, às 15h00, e contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e dos membros da Associação Casa da Poesia de Setúbal. “Estamos aqui para realizar mais um sonho quer dos poetas de Setúbal quer desta associação que finalmente têm uma casa onde podem conviver, trabalhar e com certeza fazer com que a poesia saia destas quatro paredes para a cidade, para o país e para o mundo”, referiu Rui Canas.

O presidente da União das Freguesias de Setúbal destacou que o protoloco com a associação prevê “muitos mais projetos ligados às escolas, às crianças e mesmo aos idosos, assim como às pessoas que não têm contacto direto com a poesia”. “Por isso mesmo será um grande desafio levar a poesia a sítios onde praticamente não chega”, acrescentou Rui Canas.

Eduarda Gonçalves, da associação cultural setubalense, afirmou durante a cerimónia que “este dia ficará na nossa memória como um momento importante para a vida da Casa da Poesia”. “Ao longo deste tempo, mostrámos sempre uma grande entrega, com muita dedicação e com aquela motivação que só se experimenta quando nos dedicamos com amor a uma causa. Esta causa comum é a poesia”, salientou Eduarda Gonçalves.

A cerimónia de inauguração do novo espaço contou também com a entrega simbólica de parte do espólio literário de Maria Adelaide Rosado Pinto. José Eduardo Rosado Pinto, sobrinho da poetisa e musicóloga, oficializou a entrega da obra de inéditos que foram recitados no encontro na Escola Conde Ferreira de Setúbal.

A associação espera preservar e dar a conhecer o espólio de Maria Adelaide Rosado Pinto, “uma das figuras mais marcantes de Setúbal do século XX”. “É uma honra e também um desafio e uma grande responsabilidade para a Casa da Poesia que certamente irá tentar responder com todo o empenho e entusiasmo”, afirmou Maria Helena Matos em nome da Casa da Poesia de Setúbal.

A cerimónia de cedência do novo espaço da associação contou ainda com um momento musical pelo Coral Luísa Todi, pelo Conservatório Regional de Setúbal e pela Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi. Neste encontro estiveram também presentes membros de instituições culturais de Setúbal, entre elas o Núcleo de Poesia de Setúbal, a LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e o Centro de Estudos Bocageanos.

PROJETOS

INFORMAÇÕES FREGUESIA

Go to top