Junta de Freguesia garante um bom Regresso às Aulas

A União das Freguesias de Setúbal realizou, ao longo do Verão, intervenções de conservação e requalificação das escolas, garantindo assim as melhores condições para o regresso às aulas.

A obra de maior dimensão está ainda a decorrer na Escola Básica n.º 9 do Casal das Figueiras, com a substituição do pavimento do pátio, numa área de mais de mil metros quadrados, garantindo assim mais segurança, comodidade e acessibilidade aos alunos. O portão da escola foi igualmente substituído, e, o pátio contará com novos brinquedos infantis, para o bem-estar e diversão das crianças durante os momentos de recreio.

No entanto, todas as escolas sob a responsabilidade de conservação da Junta de Freguesia foram objeto de vistorias e intervenções, designadamente nas redes elétricas, canalizações, sanitários, portas, pinturas gerais, desmatações e corte de ervas. Fruto desta ação, também a Escola dos Arcos teve parte da sua canalização renovada e os seus sanitários receberam uma nova pintura.

Os espaços verdes nos recintos escolares foram intervencionados, tendo sido introduzidas mais árvores e vegetação de espécies autóctones. Esta medida proporciona mais sombra nos recreios, beneficiando diretamente os alunos nos meses mais quentes, e melhorando a qualidade do ar. O uso de espécies autóctones, que são menos dependentes de água, é uma decisão consciente e sustentável que contribui significativamente para a conservação dos recursos hídricos e para a melhoria geral do meio ambiente. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Junta de Freguesia em criar ambientes escolares mais saudáveis e ecologicamente responsáveis.

Estas ações, executadas durante o período de férias, tiveram como principal objetivo minimizar o impacto nas atividades escolares e assegurar que, no regresso às aulas, os alunos encontrem espaços renovados e adaptados às suas necessidades.