Círio da Arrábida cumpre tradição

Novo Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida cumpre tradição

Cento e trinta e dois anos após o seu início, o Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida partiu da Doca dos Pescadores, em Setúbal, com destino ao Convento da Arrábida, no passado dia 30 de junho. O cortejo, constituído por barcos decorados festivamente, navegou até ao Portinho da Arrábida, de onde os participantes foram transportados até ao Convento da Arrábida.

No local, foi celebrada uma missa festiva, seguida de uma procissão até à esplanada, dentro do recinto. O cortejo foi acompanhado pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, que interpretou, especialmente para a ocasião, músicas alusivas ao evento e o Hino de Nossa Senhora da Arrábida.

O almoço comunitário realizou-se após a missa e a procissão, contando com a presença de Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, bem como da vereadora Rita Carvalho, em representação da Câmara Municipal de Setúbal.

Durante a tarde, realizaram-se os batismos pagãos e o convívio entre todos, culminando com o regresso, por volta das 19h00, em Círio Marítimo que percorreu o trajeto entre o Portinho da Arrábida e Setúbal. As festividades terminaram com o retorno das Imagens à Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em procissão.

O Novo Círio terminará esta noite, pelas 21h30, com a conferência "A Mulher e a Serpente" na Igreja da Anunciada.

As Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, instituídas em 1892 pelos pescadores do Bairro do Troino, são organizadas pela Comissão das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida – Paróquia da Anunciada, com o forte apoio da União das Freguesias de Setúbal e da Câmara Municipal de Setúbal.