Mostra das Tradições Marítimas encerra com sucesso

Terminou a edição de 2024 da Mostra das Tradições Marítimas de Setúbal, que ao longo de três semanas recebeu população e mais de três mil e duzentos alunos do concelho de Setúbal. Foram dezassete dias ininterruptos, durante os quais os visitantes puderam participar em diversas oficinas, tomando consciência do património natural marinho, da importância da valorização da pesca e da economia do mar, e iniciar-se nas atividades náuticas.

Durante o evento, foram promovidas atividades práticas como batismos de mar, demonstrações de pesca com diversos tipos de apetrechos, passeios de bote e bote à vela, pesca de chinchorro, pesca de rede, oficina de carpintaria naval e calafate, pesca com covos, mostra de roupa tradicional de pescador, técnicas de conserveira, e atividades desportivas como canoagem, remo, stand up paddle ou ainda orientação em navegação. Houve também oficinas relacionadas com o meio ambiente, como as de biodiversidade e de reciclagem.

Este ano, a Mostra contou ainda com várias novidades, nomeadamente a presença dos Serviços Municipalizados de Setúbal com uma parede de água e uma oficina de águas com sabores, e ainda uma biblioteca itinerante que disponibilizou livros alusivos ao mar.

Para além da comunidade educativa, o programa desta iniciativa organizada pela União das Freguesias de Setúbal em conjunto com a Junta de Freguesia de São Sebastião e Junta de Freguesia do Sado, como apoio da Câmara Municipal de Setúbal e o patrocínio dos Serviços Municipalizados de Setúbal, contou com diversos dias temáticos com especial destaque para os grupos de seniores, com dois dias dedicados ao Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal e ao Espaço Maioridade da Junta de Freguesia de São Sebastião. Foi-lhes dedicado um programa que incluiu desfile de fatos de banho, aula de zumba e pintura de conchas. A artista plástica Paula Moita esteve presente no domingo, dia dois, convidando os participantes a construir coletivamente livros de histórias e a pintar conchas, numa atividade criativa que permitiu explorar um passado coletivo e a imaginação de cada um.

O Dia Nacional do Pescador foi assinalado no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos no Mar, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, e a tradição religiosa das Festividades do Senhor Jesus do Bonfim e a missa de homenagem aos pescadores, na Igreja do Convento de Jesus, integraram o programa da mostra.

De acordo com as tradições piscatórias, a mostra foi também um ponto de encontro e convívio entre as gentes do mar. Foram realizados dezanove espetáculos, acompanhados por gastronomia com sabor a mar, confecionada pela Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal. Entre petiscos do mar, caldeiradas e o típico choco frito, os fins de tarde foram animados pela música de projetos variados.

A Mostra das Tradições Marítimas de Setúbal é o fruto de um esforço conjunto que contou com a participação da Mútua dos Pescadores, da Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal, das comissões das festas e dos círios marítimos de N.ª Sr.ª da Arrábida, do Senhor Jesus do Bonfim, de N.ª Sr.ª do Rosário de Tróia, do Clube de Vela do Sado, do projeto Mar de Experiências, da For-Mar, do ICNF bem como da Câmara Municipal de Setúbal e dos Serviços Municipalizados de Setúbal.

O último dia foi marcado pela 6.ª Regata de Botes a Remos e pelo Almoço da Comunidade Piscatória. Na cerimónia de encerramento, ficou a promessa de dar continuidade a este evento, que se tornou no maior tributo à comunidade piscatória e às tradições marítimas, ganhando preponderância no quadro das festividades de Setúbal.