Caminhada do Dia da Mulher volta a reunir freguesias

Caminhada do Dia da Mulher volta a reunir freguesias

Domingo, pelas nove e meia da manhã, as portas das Juntas de Freguesias da União das Freguesias de Setúbal e de São Sebastião encheram-se de gente.

A caminhada comemorativa do Dia Internacional da Mulher já se tornou num encontro habitual. Cada Freguesia parte da sua sede, num percurso cuidadosamente preparado pela associação Lebres do Sado e que, pelo caminho, se une para formar um só grupo.

Este ano, o percurso da União das Freguesias partiu do Centro Comunitário - Pólo da Anunciada, e atravessou as ruas do Troino. Foi feita uma paragem na Fonte Nova, frente à estátua de Mariana Torres, mulher setubalense, operária da indústria conserveira, para um momento de poesia preparado pela Casa da Poesia de Setúbal.

Era já meio dia quando os dois grupos afluíram à Praça de Bocage para assistir a uma performance da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal em homenagem a todas as mulheres e ouvir também as intervenções de Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e Joana Tomé, membro do Conselho Nacional do Movimento Democratico de Mulheres.

O alargado grupo de caminhantes seguiu animado para o Parque do Bonfim onde, para além do almoço oferecido pelas juntas de freguesia, estavam a postos várias atividades como aula aberta de Zumba, ateliê de pintura para famílias, demonstração de dança pelo grupo 55+, Jogos Tradicionais dinamizados pela Federação Nacional de Jogos Tradicionais e animação musical a cargo da artista Susana Martins.

Este evento, no seguimento do encontro Praça Mulher, é mais uma ação da União das Freguesias de Setúbal para assinalar o Dia Internacional da Mulher e proporcionar espaços dedicados às questões que preocupam às mulheres, designadamente a luta pela emancipação e pela igualdade.