Centro Comunitário visita a Casa do Corpo Santo

No passado dia 7 de julho, o Centro Comunitário da União de Freguesias de Setúbal organizou uma visita guiada à Casa do Corpo Santo. A visita, cuja lotação esgotou logo nos primeiros dias de inscrições, contou com 20 participantes numa agradável visita guiada que teve início pelas 10h30.

Acompanhados por um guia, os utentes aprenderam um pouco mais sobre o espaço construído em 1714 junto ao troço da muralha de Setúbal.

A designação do espaço provém do nome do santo protetor da Confraria dos Navegantes da cidade, que aí esteve instalada durante séculos. O patrono era São Pedro Gonçalves, protetor dos náufragos e frade dominicano, conhecido por Corpo Santo. Os utentes puderam ainda apreciar os tetos setecentistas pintados, a talha dourada da capela e ainda a coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Irineu Cruz.

A Casa do Corpo Santo é um equipamento municipal que se encontra aberto para visitas de terça a sexta das 9h às 12h30 e 14h às 17h30 e aos sábados, apenas período da tarde.

As visitas têm um custo de 1,50€ por pessoa sendo gratuitas para crianças menores de 12 anos, adultos mais de 65 anos e grupos escolares.

Esta visita enquadra-se num ciclo programático de visitas ao património histórico da cidade que já contou com a visita do Convento de Jesus, Quinta de São Paulo, Galeria Municipal do Antigo Banco de Portugal, Museu do Trabalho, Forte de Albarquel, Casa da Baía, Mercearia do Troino, Museu de Arqueologia e Etnografia, Centro Histórico da cidade e que se estenderá aos outros equipamentos ao longo do ano.