UF Setúbal celebra o Dia da Foresta Autóctone
De Quinta-feira 23 novembro 2023
Até Domingo 19 novembro 2023
Visualizações : 117

A União das Freguesias de Setúbal assinala o Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro - proporcionando às escolas do 1.º ciclo as oficinas “Bolas de sementes – educar para a floresta e biodiversidade”, ações a realizar de 20 a 24 de novembro, numa semana dedicada à defesa e promoção das árvores autóctones.

A oficina “Bolas de sementes – educar para a floresta e biodiversidade” tem como principais objetivos promover conhecimento, desde as idades mais jovens, sobre as florestas autóctones e a sua importância no combate às alterações climáticas e na proteção da biodiversidade, assim como potenciar as ações de reflorestação e de proteção das nossas florestas.

Os alunos terão a oportunidade de fazer bolas de sementes, constituídas por argila, substrato e sementes de espécies autóctones. Protegidas dos insetos, dos pássaros, da temperatura e da luz, as bolas de sementes serão ativadas pela chuva ou pela rega manual.

A União das Freguesias de Setúbal, promovendo ações de educação ambiental e de educação para a sustentabilidade, com o envolvimento da comunidade escolar, associa-se às ações de celebração do Dia da Floresta Autóctone em prol da preservação e expansão das nossas espécies indígenas e da salvaguarda da biodiversidade, fauna e flora local. São ações que estão em linha com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (educação de qualidade); ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis); ODS 13 (ação climática) e ODS 15 (proteger a vida terrestre).