Com o atenuar da pandemia voltamos a ter vida social e coletiva.
Voltamos, em 2023, a ter uma calendarização normal de todas as atividades da União das Freguesias de Setúbal e alguns projetos que tinham ficado em suspenso.
Este ano, como marca de retoma, vamos lançar um projeto importante e de grandes dimensões no âmbito da identidade e presença que se denomina “Eu Amo o Meu Bairro” onde a ligação às coletividades às escolas e aos bairros, vai ser fundamental. Vamos construir com todos eles um novo olhar e uma nova prática de vivencia coletiva no nosso território.
Outro grande desafio que a nós se apresenta é a transferência de competências. Recebemos mais áreas da higiene urbana e limpeza bem como os espaços verdes e manutenção das escolas do primeiro ciclo.
Temos como aposta melhorar significativamente estes serviços, com especial enfoque no ensino fazendo com que as escolas correspondam à expetativa e aos desafios que se colocam hoje aos vários níveis.
Vamos continuar o nosso projeto de parcerias com o movimento associativo procurando acompanhar o esforço que foi feito para a sua manutenção e para novos projetos que criem futuro às nossas associações.
Vamos igualmente reforçar o trabalho de proximidade para a informação e sensibilização para as questões da proteção civil e sua importância, pois somos, cada vez mais, colocados perante os desafios prementes ligados às questões climáticas e ecológicas.
Vamos continuar a afirmar este território das Freguesias de São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria, como um espaço privilegiado da nossa cidade para viver, trabalhar e usufruir das nossas riquezas patrimoniais, culturais e ambientais.
Vamos continuar a ser Setúbal!
Rui Manuel Canas
(Presidente da União das Freguesias de Setúbal)