O Largo José Afonso

No século XIX o atual Parque José Afonso era conhecido como o Passeio do Lago, pois tinha um largo com um jardim no meio do qual existia um lago, que sobreviveu até hoje, rodeado por frondosas árvores que ladeavam caminhos pedestres. Mais tarde, em janeiro de 1911, passou a ser designado como Parque das Escolas pois no local existiam duas escolas primárias: uma masculina e outra feminina.

Nos anos 30, no Parque, durante o verão, estiveram instalados dois cinemas ao ar livre. Um pertencia aos Bombeiros Voluntários e outro, o Cine Parque, era propriedade do empresário setubalense João Albino.

Em 1932, a Câmara Municipal de Setúbal deliberou colocar a glorieta a Luísa Todi no Parque das Escolas, no lado nascente, mas logo em outubro de 1933 o bom-senso apareceu e a edilidade resolveu transferir a glorieta para a atual localização. Na zona poente do Parque esteve situado o restaurante Duarte do Frangos um dos pioneiros em Setúbal, nos 60, no fornecimento de frango assado no espeto. Nos anos 90 foi vencedor, por mais de uma vez, no concurso de caldeiradas organizado pela Câmara Municipal.

Em 1988 o largo passou a ter a designação atual, Largo José Afonso, por sugestão da vereadora Paula Costa.

Prof. Alberto de Sousa Pereira