Festas do Montalvão 2023

Centenas de pessoas afluíram ontem ao jardim dos Edifícios Montalvão para a abertura da primeira edição das Festas do Montalvão. Zé Zambujo & Pedro Carvalho animaram públicos de todas as idades com temas ritmados, enquanto no fogareiro assavam as prometidas iguarias confecionadas pela restauração local, a que juntaram outros petiscos. Ainda durante a tarde decorreu a primeira ronda do Torneio de Sueca, no qual participam onze equipas, a estrear o novos tabuleiros para jogos de mesa colocados pela Junta de Freguesia nas três mesas existentes neste jardim.

Outros espaços contribuíram para a festa, como a banca de cocktails, o bar de pipocas e de farturas, a beer bike, o bar de grelhados.

Também os mais pequenos aproveitaram a festa no castelo insuflável.

As Festas do Montalvão são promovidas pela União das Freguesias de Setúbal em conjunto com comerciantes e moradores. O evento, pretende contribuir para reforçar a relação dos residentes com o território do bairro e as relações de vizinhança. Procura ainda assegurar a descentralização das atividades culturais e a animação e valorização do território. O convívio e a animação para todas as idades são fomentados com um programa cultural, oferta gastronómica variada, e o torneio de cartas.

Estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia, Rui Canas, e todos os membros do Executivo da Junta, bem como o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Hoje a festa prossegue com o Torneio de Sueca durante a tarde e, às 21h00, o programa apresenta uma grandiosa noite de fado com as vozes de Deolinda de Jesus, Tiago Correia e Yola Diniz, acompanhados por Luís Ribeiro na guitarra portuguesa e Carlos Fonseca na viola de fado. Na gastronomia de hoje, além da oferta habitual, haverá, às 19h30, uma gigantesca paelha confecionada ao vivo.

No Sábado, destacam-se o espetáculo com Jorge Nice e a confeção de um porco no espeto.

A fechar as atividades, no Domingo, realiza-se a final do Torneio de Sueca e a entrega de prémios, e às 21h00 o espetáculo com Gatos no Telhado.

As Festas do Montalvão traduzem o compromisso da União das Freguesias de Setúbal na coesão territorial e no reforço dos laços comunitários.