Exposição "A Hora de Luz na Prisão" na Escola Conde de Ferreira

No passado dia 6 de setembro, pelas 18h, foi inaugurada na Escola Conde de Ferreira a exposição “A Hora de Luz na Prisão”, um trabalho artístico do fotógrafo José Farinha, fotógrafo português a viver em Londres, que documenta realidades sociais e políticas e que após trabalho voluntário no campo de refugiados de Calais lançou o Projeto Odisseia, para combater a xenofobia através da narrativa.

Esta série de fotografias recolhidas na Palestina sob forma de crónica fotográfica procura retratar a "normalidade absurda" que os palestinianos vivenciam na sua rotina, submetidos à constante violência física e psicológica resultante da ocupação israelita. As fotografias, contudo, fogem das cenas de sangue ou de revolta. Em vez disso, capturam momentos de homens, mulheres e crianças palestinianas que, de alguma forma, conseguem mentalmente suspender a ocupação e continuar as suas vidas.
Esta exposição é o primeiro de um ciclo de eventos dedicado às questões da Paz, promovido pela União das Freguesias de Setúbal em parceria com o Conselho Português para a Paz e Cooperação, num programa que se estende ao longo do mês de setembro.

No ato inaugural, Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, destacou a importância de valorizar a Paz e a cooperação entre os povos e a urgência em encontrar caminhos para a resolução dos conflitos que ameaçam a paz mundial.

O Concelho Português pela Paz e Cooperação, pela voz de Rita Janeiro, salientou a relevância desta iniciativa e convidou todos os presentes para participar no próximo encontro pela Paz, em Vila Nova de Gaia, dia 28 de outubro.

Mariana Dias, membro do Executivo da Junta, relembrou todo o programa que decorrerá ao longo do mês, onde terão lugar ações em parceria com a Associação 50 Cuts e com a Casa da Poesia de Setúbal.

A exposição estará aberta ao público até ao final do mês, com horário de visitas de segunda a sexta, das 14h às 17h. A entrada é gratuita.