A União das Freguesias de Setúbal submeteu a candidatura da “Oliveira de Alferrara” a árvore de interesse público, no portal do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, uma iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial da Árvore/Dia Internacional da Floresta (22 de março).
Localizada na área de S. Paulo e com mais de 300 anos de história, esta árvore monumental, de grande robustez e longevidade, representa um património natural valioso, não apenas pela sua idade, mas também pelo papel fundamental que desempenha no ecossistema local. A sua preservação é essencial, na medida em que constitui fonte de abrigo e alimento para diversas espécies de aves, e outras, contribuindo para a preservação da biodiversidade local.
O processo de candidatura agora iniciado pela União das Freguesias de Setúbal, visa garantir a preservação da Oliveira de Alferrara e do seu legado ambiental e cultural. Pretende-se, ainda, assegurar que ela continue a ser um símbolo de resistência, bem como uma fonte de conhecimento sobre a biodiversidade da região.










