A edição de julho do Mercadinho de Trocas teve lugar no passado sábado, dia 12, na Praceta da Ilha da Madeira, consolidando-se como um ponto de encontro regular, com uma forte componente social, ambiental e comunitária, proposta pela União das Freguesias de Setúbal. Durante a tarde, para além das habituais bancas de trocas e da banca solidária, cuja receita reverteu, nesta edição, para a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, o espaço foi dinamizado com diversas atividades para todas as idades.
O grupo Dança 55+ convidou os presentes a dançar ao ritmo da música latina, enquanto outros participantes aproveitavam as zonas de sombra da aprazível praceta na oficina de stencil e jogos de tabuleiro promovidos pelo projeto All Aboard.
A ACCSet voltou também a marcar presença com os jogos tradicionais e uma zona dedicada à Boccia. Também o projeto Letra por Letra Setúbal esteve presente e a horta comunitária do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, dando força a este evento que reforça a ligação entre vizinhança, sustentabilidade e vida urbana.
O Mercadinho de Trocas tem vindo a afirma-se, mês após mês, como uma iniciativa de proximidade, que promove práticas de consumo responsável, solidariedade e envolvimento ativo da comunidade local.