A União das Freguesias de Setúbal esteve representada na sessão de apresentação do balanço dos projetos da Ocean Alive, realizada esta tarde na Casa da Baía, pela presidente do Executivo, Fátima Silveirinha, e por Maria Luís Nunes, responsável pela área do ambiente e bem-estar animal.
A sessão incluiu a divulgação dos resultados obtidos ao longo de 2024 nos trabalhos de preservação e restauro das pradarias marinhas do estuário do Sado bem como diversos aspetos ligados à criação de postos de trabalho e reflexão conjunta sobre o futuro das profissões ligadas ao mar.
Segundo a equipa da Ocean Alive, a monitorização realizada nas pradarias do Sado bem como na Ria de Aveiro, permitiu identificar um aumento da área total destas pradarias, contribuindo para a manutenção fundamental deste ecossistema.
Estes projetos, desenvolvidos através de diversas parcerias, estão focados na recuperação natural e na implementação de medidas de proteção ambiental. A iniciativa "Guardiãs do Mar", promovida pela Ocean Alive, foi também abordada na sessão, salientando-se o papel das pescadoras na sensibilização da comunidade piscatória bem como a criação de novos postos de trabalho para pescadoras em situação de desemprego, ligados à sensibilização ambiental e para a conservação das pradarias marinhas.
O Executivo da União das Freguesias de Setúbal acompanhou a apresentação dos resultados e participou ativamente nas atividades propostas, tendo reforçado a disponibilidade para ações futuras para a proteção deste habitat e das espécies.