Centro de Apoio ao Sem-abrigo inaugura espaço na Fonte Nova

Centro de Apoio ao Sem-abrigo inaugura espaço na Fonte Nova

O Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) tem um novo espaço em Setúbal para ajudar pessoas carenciadas. O edifício na Rua Ladislau Pereira vai reforçar o trabalho do CASA em Setúbal que atualmente apoia 230 pessoas, das quais 16 encontram-se em situação de sem-abrigo.

A inauguração contou com a presença de parceiros e representantes de entidades que ajudaram na recuperação do novo espaço e que apoiam as atividades do centro. Rogério Almeida, coordenador do centro de Setúbal, explicou que "o espaço estava em bruto" e que foi possível recuperá-lo contando com o apoio dos voluntários e de várias empresas.

Para a equipa do centro de Setúbal do CASA, o novo espaço "é algo de grande louvor" que vai garantir uma maior capacidade de armazenamento e melhores condições para a confeção de alimentos e para a realização de novas atividades. "Temos ainda um imenso trabalho para desenvolver, mas vendo o milagre que fizemos neste espaço, o céu é o limite da CASA".

A cerimónia de abertura do novo espaço serviu também para agradecer o apoio dos voluntários que dedicam o tempo ao CASA e a presença dos utentes que contam com a ajuda do centro. Rogério Almeida destacou que com o novo espaço é possível "acolher as pessoas dignamente, que eram muitas vezes recebidas à chuva e ao vento". "Este é um momento alto para todas elas e para os voluntários. Temos um espaço onde podemos estar à nossa vontade e expandir o trabalho do centro", sublinhou.

Na inauguração, os representantes do Centro de Apoio ao Sem-Abrigo destacaram a vontade de "melhorar e aprofundar" as parcerias com as entidades públicas, reforçando que "a partir de agora existem condições mais adequadas para desenvolver este trabalho".

A delegação de Setúbal do CASA é responsável por ações de solidariedade social, de apoio alimentar e alojamento para pessoas carenciadas e sem-abrigo. As atividades do centro contam também com o contributo de donativos monetários e em género e com o apoio através de voluntariado para a realização de ações e campanhas de solidariedade.