União das Freguesias reabre ano letivo com investimento de 33 mil euros

A garantia das melhores condições no regresso às aulas e o bem-estar de alunos, professores e auxiliares foram as metas traçadas pela União das Freguesias de Setúbal para o início do ano letivo 2019/2020. A Junta de Freguesia desenvolveu um conjunto de intervenções ao longo das férias de Verão, no sentido de melhorar o funcionamento das escolas, representado pelo valor de cerca de 33 mil euros.

As ações desenvolvidas enquadram-se nos Acordos de Execução entre a Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal, no âmbito da descentralização de competências. A Junta de Freguesia interveio nas oito escolas básicas e três jardins-de-infância onde detém competências e responsabilidade de garantir as melhores condições para a comunidade escolar.

Após o contacto com cada agrupamento e direção escolar, a União das Freguesias de Setúbal realizou um levantamento das necessidades de cada escola e procedeu à reparação de materiais escolares, canalizações, sistemas de iluminação, pintura de espaços, manutenção do espaço de salas de aula e do recinto escolar. Em todas as escolas foi realizada a limpeza de sebes e o corte de ervas, bem como a manutenção de espaços verdes.

Entre os trabalhos executados destaca-se a construção de uma sala de apoio na Escola Básica n.º 3 do Montalvão. O trabalho compreendeu a ampliação e remodelação de um espaço existente, com a instalação de um novo sistema elétrico, novo pavimento e a pintura de paredes. Na mesma escola, a Junta de Freguesia procedeu à recuperação do pavimento da Sala de Professores, ao melhoramento do sistema de iluminação e pintura da divisão.

Na Escola Básica n.º 2 Santa Maria da Graça foi concretizada a reparação e correção do sistema de platibanda de proteção de águas na parede exterior do refeitório, bem como a pintura e recuperação de fissuras e buracos no muro interior do recinto escolar.

À semelhança da Escola Básica de São Gabriel, que assistiu à melhoria de condições do seu sistema de iluminação, também as Escolas Básicas dos Arcos e de Santa Maria da Graça vão receber novas armaduras e lâmpadas LED.

Desde o início do mandato 2013/2017, a União das Freguesias de Setúbal tem vindo a fortalecer o contacto com as escolas no sentido de auscultar as suas necessidades e garantir as condições ideais para toda a comunidade escolar. Prova da melhoria de condições é o investimento realizado pela Câmara Municipal de Setúbal para este novo ano letivo, no valor de um milhão e 300 mil euros, que contou igualmente com a participação regular da Junta de Freguesia.

Este é um trabalho contínuo, realizado pela União das Freguesias de Setúbal ao longo do ano de todo o ano escolar, que tem contribuído para o estreitamento da relação com as escolas. Deste modo, assistimos cada vez mais a uma maior participação da Junta de Freguesia nos projetos escolares, bem como à participação dos agrupamentos nas atividades da Junta de Freguesia.

É ainda de salientar que, para o início deste ano letivo, a União das Freguesias de Setúbal realizou trabalhos de desmatação e limpeza da Escola Básica Barbosa du Bocage, estando prevista igual intervenção na Escola Secundária du Bocage. Ambos os equipamentos solicitaram o apoio da Junta de Freguesia que, apesar de não ter competência ou compromisso neste sentido, procedeu à sua concretização, contribuindo para o bem-estar e bom funcionamento dos mesmos.