Setúbal e a sua gastronomia estiveram em direto na RTP1

A qualidade da gastronomia local, resultante da conjugação de produtos e pessoas, fazem de Setúbal uma cidade única e atrativa, afirmou o vereador Pedro Pina, durante a sessão do programa televisivo “Chefs da Nossa Terra” realizada ontem na cidade.

Durante o programa da RTP1, que colocou Setúbal e a gastronomia da região em direto na televisão durante cinco horas, entre as 14h00 e as 19h00, o vereador Pedro Pina considerou que o peixe, o choco, o queijo e as restantes iguarias locais atraem muitos turistas à cidade, mas sublinhou que isso só acontece porque as pessoas são “excecionais”.

De acordo com o autarca, “é um privilégio” o facto de o concelho se situar entre as áreas naturais do Sado e da Arrábida, sendo da conjugação da localização num território com“qualidades fantásticas” com “um povo maravilhoso” que resultam “os ingredientes e as iguarias que fazem de Setúbal uma cidade única e tão atrativa para quem a visita”.

Produzido pela Coral, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal em questões logísticas, o “Chefs da Nossa Terra” mostrou diversos locais da cidade, do mural dedicado aos peixes setubalenses ao Moinho de Maré da Mourisca, enquanto na Praça de Bocage decorria a animação musical e o concurso que dá o tema ao programa, bem como a confeção de uma torta de Azeitão com 21,27 metros de comprimento.

O título de “chef de Setúbal” foi ganho pela equipa formada pela capitã Paula Coelho e por Dina Alves, Pedro Romão e Sofia Ferreira, que apresentou uma feijoada de choco na última das cinco provas, a confeção de um prato por escolha livre dos concorrentes.

As outras quatro provas consistiram na amanha de chocos, na preparação de choco frito e de maionese, na confeção de um prato com um cabaz de produtos da terra – em Setúbal arroz, ostras e raia – e na recriação do prato do chef setubalense Mauro Loureiro “Arroz de Sardinha à Cetóbriga”.

Em simultâneo, o chef pasteleiro Joaquim Guerra, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, ia preparando, com o auxílio de um grupo de alunos da instituição, a enorme torta de Azeitão, que no final foi distribuída pelo público.

Ao longo do programa, foram apresentadas várias especialidades regionais, como as ostras (pela empresa Ostras Sobre Rodas), a doçaria (Doces Afetos), os queijos (Queijaria Simões) e o azeite (Manos Lince).

A ligação da cidade ao rio foi abordada por Pedro Botelho, responsável do Clube de Canoagem de Setúbal, e pela bióloga marinha Mariana Anjos, que falou sobre o Parque Marinho Luiz Saldanha, sobre espécies piscícolas e pescas, enquanto o escultor Pedro Marques foi entrevistado em pleno Moinho de Maré da Mourisca.

Pedro Pina ainda recordou que já está a decorrer a última fase da reabilitação do Convento de Jesus, processo com o qual a Câmara Municipal – que se substituiu ao Estado – teve como principal objetivo “devolver” o monumento às pessoas.

“É uma grande conquista para o país. Os monumentos servem para as pessoas os visitarem e o Convento de Jesus tem um enorme valor patrimonial, hoje já com disponibilidade para ser visitado. Com esta fase que agora se iniciou vai ficar totalmente requalificado. Portanto, mais uma razão para nos visitarem”, concluiu.