O concerto de encerramento do projeto Fado em Setúbal foi um dos destaques do programa comemorativo do feriado municipal de 15 de setembro, que contemplou exposições, encontros literários, visitas abertas a espaços municipais e um peddy paper.
As comemorações do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho levaram música à Praça de Bocage, ontem à noite, com um espetáculo que marcou o encerramento da edição de 2022 do projeto municipal Fado em Setúbal.
O concerto, realizado nas arcadas dos contou com as atuações de Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Inês Pereira, Joana Lança, Piedade Fernandes, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins.
Os artistas foram acompanhados de Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado.
O programa das Comemorações do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho contemplou, no período da tarde, uma visita guiada aos Paços do Concelho acompanhada de apontamentos musicais pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.
Também a Casa Bocage esteve aberta para visitas gratuitas, numa iniciativa que incluiu a abertura ao público da exposição “Bocage – representações nossas contemporâneas”.
A mostra, patente até dia 24, partilha mais de uma dezena de trabalhos concebidos com várias técnicas de artistas contemporâneos presentes nas coleções dos museus municipais de Setúbal, elaborados entre 1974 e 2022, alusivos ao poeta sadino.
A exceção a esta cronologia é o estudo em gesso do rosto de Bocage atribuído a Júlio M. Correia, de 1968.
O livro “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, editado pelo Centro de Estudos Bocageanos, foi apresentado nos Paços do Concelho por Daniel Pires que partilha nesta obra biográfica cerca de 30 anos de investigação sobre o poeta sadino efetuada nos acervos das principais bibliotecas e arquivos do país.
O investigador revela dados inéditos e desconhecidos da personalidade e da obra de Bocage, bem como aspetos biográficos como a iniciação e praxis no seio da Maçonaria, o percurso académico na infância e na adolescência e os interrogatórios da Inquisição.
Também à tarde, nos Paços do Concelho, a LASA entregou a Luís Aguiar o prémio de vencedor do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, com a obra “O sossego do tempo sobre a pele”.
A publicação da obra em livro pela LASA e 1500 euros em dinheiro são os prémios conquistados por Luís Aguiar.
As comemorações contemplaram ainda, no período da manhã, a terceira edição do peddy paper “Experienciar Setúbal”, às 09h00, que levou as quatro equipas participantes à descoberta da cidade através de um conjunto de perguntas e tarefas.
As Comemorações Bocagianas, embora centradas no feriado municipal, incluem um vasto leque de iniciativas que tiveram início a 14 de setembro e decorrem até ao dia 30 de setembro.