O padroeiro da cidade de Setúbal, São Francisco Xavier, foi esta manhã homenageado com uma cerimónia de deposição de flores na estátua do jardim da beira-mar e uma missa na Igreja de S. Julião.
As comemorações, organizadas numa parceria entre a Câmara Municipal, a LASA - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a Vigararia de Setúbal, começaram com uma eucaristia de evocação do patrono da cidade, falecido a 3 de dezembro de 1552, celebrada pelo pároco de Samouco e Alcochete, Jorge Almeida, na Igreja de São Julião.
Seguiu-se uma cerimónia evocativa que incluiu a deposição de flores junto do monumento erigido a São Francisco Xavier, no Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, na qual a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria do Carmo Tiago, sublinhou a importância de perpetuar a memória do padroeiro da cidade.
“Unimo-nos a esta celebração esperando que se repita por muitos anos. Podem contar com a Câmara de Setúbal para estar convosco na missão de preservar esta tradição que remonta a 1703.”
Maria Helena Mattos, da direção da LASA, recordou que foi esta instituição que “há 40 anos reanimou as comemorações de São Francisco Xavier e a divulgação da sua ligação com Setúbal” e anunciou que no próximo ano a LASA vai promover “um encontro no qual será exaltada a figura de homem de saber, de missionário e de pedagogo que foi São Francisco Xavier”.
A cerimónia evocativa contou, igualmente com a participação dos presidentes da Assembleia Municipal de Setúbal, Paulo Lopes, e da União das Freguesias de Setúbal, Nuno Cruz, e de representantes da LASA, do vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Edgar Jesus, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.










